Evento acontece dia 13 de junho, às 14h, no auditório da Polícia Federal. Categoria quer inclusão da CGU na Constituição Federal.
Natal vai receber no dia 13 de junho o ‘Fórum de Combate à Corrupção – em defesa da CGU’. O evento acontece no auditório da Polícia Federal, às 14h, e é organizado por servidores da Controladoria-Geral da União no Rio Grande do Norte. O fórum busca o fortalecimento da CGU e a inclusão do órgão na Constituição Federal.
A Controladoria-Geral da União é o principal órgão de controle interno do Governo Federal e é responsável por fiscalizar e auditar a aplicação dos recursos públicos federais, além de promover a transparência da gestão pública e o controle social. Mais de dois mil servidores da CGU atuam em todo o país na defesa do patrimônio público e no combate à corrupção.
Em maio deste ano, por determinação do presidente interino Michel Temer a CGU foi extinta, deixou de ser vinculada diretamente à Presidência da República e foi absorvida pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle. Para os servidores, a mudança resulta no enfraquecimento da CGU que perde autonomia e fica vulnerável a interferências políticas.
Os servidores do órgão defendem não só a volta do nome CGU, mas também a consolidação da CGU como órgão permanente, com status constitucional, se firmando como um órgão de Estado – como é a Polícia Federal – evitando que seja extinta por decisões políticas como são os ministérios.
Durante o fórum serão discutidos o papel de diversas entidades no combate à corrupção; a contribuição da CGU nos trabalhos de combate à corrupção, e o risco de enfraquecimento da Rede de Controle, formada por órgãos que atuam no controle e combate à corrupção.
G1 RN