A PNS 2019 mostrou ainda que 70,4% dos cidadãos do RN com mais de 60 anos fazem uso contínuo de remédios receitados por médico. Enquanto entre as mulheres esse percentual é de 77%, entre os homens é de 61%. Aqueles com maior grau de instrução e maior renda familiar per capita também têm maiores médias de uso contínuo de medicamentos que aqueles com menor instrução e rendimento.
SUS é responsável por 58% dos cuidados em reabilitação regular
A pesquisa identificou no RN cerca de 300 mil pessoas de dois anos ou mais que possuíam deficiência em alguma função vital. Considerou-se pessoa com deficiência aquela relata apresentar muita dificuldade ou não conseguir de modo algum enxergar, ouvir, se locomover, mexer os membros superiores ou realizar tarefas habituais por limitações mentais ou intelectuais. Observou-se que a deficiência física é maior quanto maior a idade e que, por outro lado, sua incidência é menor conforme aumenta o nível de instrução.
Além disso, a PNS mostrou que 58% das pessoas com alguma dificuldade ou deficiência física que receberam reabilitação de forma regular utilizaram o SUS, número próximo da média da região Nordeste (58,2%).