
A secretária municipal de Assistência Social de Natal (Semtas), Nina Souza, negou haver qualquer tipo de favorecimento pessoal na execução do projeto Natal Integra, que contará com a coordenação pela pasta que ela comanda. “É uma coisa tão ridícula”, disse a titular da pasta. A fala ocorreu durante entrevista ao programa 12 em Ponto, da 98 FM Natal, nesta quarta-feira (15).
O debate sobre um possível “favorecimento” surgiu após a Prefeitura de Natal enviar à Câmara Municipal um pedido de autorização para contratar um empréstimo de US$ 50 milhões junto ao Banco Mundial (BIRD), com garantia da União. Os recursos serão destinados à implantação do Natal Integra, programa que visa remodelar e ampliar os serviços de assistência social na capital potiguar.
Nina classificou as acusações de favorecimento como “ridículas” e afirmou que o projeto é técnico, transparente e tem como objetivo fortalecer a rede de proteção social da cidade. Ela fez ainda um paralelo com a governadora Fátima Bezerra (PT).
“Cada um se mede por sua régua. Quem disso usa, disso cuida”, disse. “O Governo do Estado mandou em 2021 um pedido para a Assembleia de R$ 650 milhões, quase o triplo do que a gente está pedindo. E foi aprovado em regime de urgência, partindo do pressuposto da boa-fé da governadora. Ela é uma pessoa, no meu entendimento, de mãos limpas, como as minhas. É o mesmo princípio que deve valer aqui.”
A secretária também rebateu comentários de que teria influência direta nas decisões da gestão municipal por ser esposa do prefeito Paulinho Freire. “Deixa eu te falar uma coisa: o prefeito Paulinho é um homem muito íntegro, e todo mundo sabe disso — não é porque é meu marido, é porque a história dele fala por si”, afirmou.
Nina destacou ainda sua trajetória pública e disse não ter nenhum processo judicial. “Tenho 32 anos de vida pública. Já fui secretária de Educação de municípios, já fui chefe de gabinete do Estado e não tenho um processo. Então, sinceramente, essa discussão é uma tentativa de desviar o foco do que realmente importa: melhorar a vida das pessoas que mais precisam.”
Portal 98 FM

