A Neoenergia Cosern ampliou em seis vezes a frota leve de carros elétricos usados pelas áreas administrativas da distribuidora em todo o Rio Grande do Norte. De três unidades em 2020 para 18 em 2023, os veículos elétricos da empresa já estão circulando nas ruas de Natal, Mossoró, Goianinha e Ceará-Mirim.
A partir desta quinta-feira (5), o escritório da Neoenergia Cosern em Currais Novos, na região do Seridó, também passará a contar um veículo 100% elétrico na sua frota leve e com um eletroposto de recarga. Até o final de fevereiro, mais quatro eletropostos serão instalados em Pau dos Ferros, Assu, Santa Cruz e Caraúbas, totalizando 15 em todo o estado, viabilizando o descolamento dos veículos elétricos da Neoenergia Cosern em todo o território potiguar.
“O aumento do número de carros elétricos na nossa frota faz parte de uma das principais estratégias da empresa no uso de energias limpas e no auxílio à descarbonização do planeta”, explica Renato Morais, Gerente Corporativo de Frota da Neoenergia. “Ao todo, a distribuidora potiguar já soma 334 veículos ativos, dos quais 18 são 100% elétricos, um reforço significativo na nossa aposta de zerar a emissão de gases até 2050”, complementa o Gerente.
A utilização de carros 100% elétricos é uma das diversas ações de ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa) que fizeram a Neoenergia Cosern ser reconhecida, no final de dezembro, como a empresa potiguar com Melhores Práticas de ESG na 2ª edição do “Prêmio Líderes Regionais do Brasil”, organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais do Rio Grande do Norte (LIDE).
As metas ESG fazem parte da estratégia de negócios desde o início da atuação da Neoenergia, há 25 anos, e estão alinhadas aos seus compromissos com os Princípios do Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativas da Organização das Nações Unidas (ONU).
Além do crescimento da frota elétrica, fazem parte das ações de ESG da Neoenergia a equidade de gênero e o empoderamento feminino, a diversidade racial, a digitalização da rede, a segurança e a formação de uma cadeia de suprimentos com fornecedores sustentáveis.
De acordo com um estudo realizado pelo Programa de Mobilidade Elétrica da Organização das Nações Unidas (ONU), os meios de transporte representam 25% de todas as emissões de CO2 no mundo e, por isso, a importância da conscientização e mudança nos hábitos da sociedade. A eletrificação da frota será o futuro da mobilidade veicular rural e urbana e a Neoenergia terá grande participação nesse processo.