O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira”, da Marinha do Brasil, atracou no Porto de Natal nessa terça-feira, 3, onde permanecerá até o sábado, 7. As ações nas águas da costa entre Alagoas e Ceará envolvem a coleta de dados científicos nas áreas de oceanografia, meteorologia e geofísica, a fim de analisar as características das correntes do Brasil e Sul-Equatorial e dar continuidade às ações do Grupo-Tarefa “Modelagem Numérica e Sensoriamento Remoto”, do Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha do Brasil; pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e pelo Ibama.
Estão a bordo do Navio 21 pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco, 1 da Universidade Federal do Pará e 1 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que fazem parte da Coordenação Científica do GAA.
Na sexta-feira, 6, das 14h às 17h, o “Vital de Oliveira” estará aberto à visitação pública proporcionando que a população conheça como é feita a coleta de dados científicos nas áreas de oceanografia, possibilitando um melhor conhecimento das riquezas da nossa “Amazônia Azul”.
A estadia do Navio em Natal tem como objetivo o abastecimento de gêneros e óleo combustível, revezamento da equipe de pesquisadores e estudantes, além do descanso da tripulação, após 8 dias contínuos de trabalho nas águas.