SELO BLOG FM (4)

Natália Bonavides apresenta projeto para garantir gratuidade na mudança do nome de pessoas travestis, transexuais, transgêneros e não-binárias

FOTO: LUISA MEDEIROS

A deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) apresentou, na Câmara Federal, projeto de lei (PL3311/2021) para garantir que as pessoas travestis, transexuais, transgêneros e não-binárias tenham direito à gratuidade na mudança do nome civil e gênero autopercebido.

“O direito ao nome precisa ser garantido a todas e todos. É por meio do nome que nos identificamos. Por isso, quando falamos no direito ao nome, especialmente para as pessoas travestis, transexuais, transgêneros ou não-binárias, essa questão se torna ainda mais relevante. Seguimos fortalecendo as políticas públicas em defesa da comunidade LGBT+, por mais direitos e cidadania”, disse Natália Bonavides.

Passados três anos desde que o STF garantiu o direito das pessoas trans de retificarem seus nomes junto aos Cartórios, sem necessidade de acessar o judiciário e tendo como principal requisito o autorreconhecimento de sua identidade de gênero, ainda precisamos avançar bastante.

A grande maioria da população trans é economicamente vulnerável, sem condições de prover o próprio sustento. Em meio a esse cenário de violência, os diversos movimentos sociais LGBT+, partidos de esquerda e mandatos populares têm se envolvido na pauta, buscando assegurar direitos às pessoas trans.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui