
A Secretaria Municipal de Administração de Natal (Semad) irá realizar no próximo dia 14 um pregão presencial para a contratação da empresa responsável por realizar a queima de fogos no próximo Réveillon. De acordo com a Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), os shows pirotécnicos irão acontecer, como de costume, na Ponte Newton Navarro, na Redinha, e na Praia de Ponta Negra.
O secretário de Cultura de Natal e presidente da Funcarte, Dácio Galvão, informou que ainda não há informações sobre a participação do público para acompanhamento do espetáculo, porque as regras de biossegurança estão em preparação. “Os protocolos sanitários para a queima de fogos em Natal ainda estão em fase de elaboração pela Secretaria Municipal de Saúde [SMS]”, disse.
A TRIBUNA DO NORTE questionou a SMS Natal sobre se haverá restrições à participação de público, mas a pasta não informou. Os natalenses inciaram 2021 sem a tradicional de queima de fogos na orla, uma vez que a Prefeitura cancelou o show pirotécnico em razão da pandemia de covid-19.
De acordo com Dácio Galvão, não haverá alterações em relação aos anos anteriores para a execução da queima de fogos na capital, do ponto de vista logístico. “A novidade é que, em Ponta Negra, estamos com a perspectiva de contar com a participação do trade turístico para a operacionalização do espetáculo”, conta.
Segundo ele, a intenção é unificar a queima de fogos de alguns hotéis da região ao show pirotécnico da balsa em alto-mar. Representações do turismo, como a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Estado (Abrasel/RN), estão à frente dos diálogos, para tentar integrar a iniciativa dos hotéis à queima de fogos da Prefeitura.
“As entidades representativas estão imbuídas, no sentido de tentar sensibilizar alguns hoteleiros da Via Costeira para que a gente unifique a cenografia da queima de fogos”, explica Dácio Galvão. “Após a conversa entre as representações e a hotelaria, isso será definido – espero que essa semana ainda”, complementou em seguida.
Com relação ao Natal em Natal, confirmado a partir do dia 22 de novembro, Dácio Galvão afirmou que a ideia é detalhar a grade de programação no dia 20 de outubro. Para este ano, não haverá shows com artistas nacionais. As seleções públicas para as atrações que irão se apresentar entre novembro deste ano e janeiro de 2022, foram lançadas no Diário Oficial do Município (DOM) na semana passada.
O Natal em Natal irá contemplar a Festa da Padroeira da capital e seguirá até o dia de Santos Reis, em 6 de janeiro. Segundo informações da Funcarte, estão previstas, até o momento, cerca de 170 ações da Prefeitura, entre eventos presenciais e virtuais.
“Temos aqueles eventos mais pontuais, como o acendimento da Árvore de Mirassol – que a gente está estipulando para 19 ou 20 de novembro – o cortejo natalino, o aniversário da cidade, o Réveillon e o Dia de Reis, que encerra a programação do Natal em Natal. Mas temos também a iniciativa privada que poderá integrar ações às nossas e os projetos de fora da cidade, que costumam ser agregados à programação”, pontua Dácio Galvão.
Tribuna do Norte

