A cidade de Natal vai receber outros 18 pacientes em tratamento contra a covid-19 que estão vindo transferidos do Amazonas. Desta vez, eles serão internados em leitos do Hospital de Campanha, na Via Costeira. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que prepara a logística do recebimento.
De acordo com a SMS, a previsão é que os pacientes saiam de Manaus, capital do Amazonas, por volta das 18h desta terça-feira (19) e sejam transferidos por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O desembarque será realizado na Base Aérea de Natal, em Parnamirim, e a previsão de chegada é na madrugada de quarta-feira (20).
A secretaria ainda informou que a transferência até o Hospital de Campanha será realizada por ambulâncias do Serviço Móvel de Urgência (Samu).
Essa é a segunda transferência de pacientes de Manaus para a capital potiguar. Na segunda-feira (18), a cidade já havia recebido outros 12 pacientes, dos quais 10 foram encaminhados para o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol) e os outros dois para o Hospital Giselda Trigueiro.
O estado do Rio Grande do Norte se une a outros do país que acolhem os pacientes do Amazonas diante do colapso do sistema de saúde que ocorre no estado do Norte. Devido à alta demanda de internações, os hospitais estão superlotados e sem oxigênio para atender todos os doentes.