A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, realizará no próximo domingo, 17, das 9 h às 12 h, na Av. Cafe Filho, na altura do Hotel Reis Magos uma ação educativa para lembrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito.
De acordo com a secretária da STTU, Elequicina Maria dos Santos, “será um momento de reflexão voltado à memória das vítimas de acidentes de trânsito e uma oportunidade de abordar e propagar as boas práticas para uma vivência harmoniosa na via pública”.
Nos últimos anos, o problema da violência no trânsito virou uma epidemia mundial. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). os acidentes de trânsito matam 1,25 milhão de pessoas por ano em todo o mundo. O número de feridos varia entre 30 e 50 milhões de pessoas em todo o planeta.
De acordo com o portal oficial sobre o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, as seis maiores causas de mortes no trânsito são o excesso de velocidade, o consumo de bebidas alcoólicas, a falta de cinto de segurança, a falta de equipamento de segurança para crianças (cadeirinha e o assento de elevação), a falta de capacete aos usuários de motocicleta e o uso do celular.
No ano passado, no Brasil mais de 38 mil pessoas perderam a vida no trânsito. Número suficiente para lotar cinco maracanãs, um dos maiores estádios de futebol no mundo. A cada minuto, pelo menos uma pessoa fica inválida e a cada 12 minutos uma pessoa morre no trânsito no Brasil. O Dia Mundial em Memória das Vitimas de Trânsito tem essa função: de lembrar sempre esse genocídio como instrumento de conscientização para uma cultura de paz na mobilidade.