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Natal troca carros alugados por aplicativos e espera poupar até R$ 10 milhões por ano

FOTO: JOSÉ ALDENIR

A Prefeitura do Natal começou a substituir sua frota de veículos alugados pelo uso de aplicativos de transporte no deslocamento de servidores. Um projeto-piloto já está em funcionamento na Secretaria de Administração (Semad) e será expandido para toda a gestão. Segundo o secretário da Semad, Brenno Queiroga, a expectativa é gerar uma economia de aproximadamente R$ 10 milhões por ano aos cofres públicos.

O secretário afirma que a medida está alinhada com a determinação do prefeito Paulinho Freire (União) de digitalizar e aumentar a eficiência do serviço público. “Aumentar a eficiência da máquina pública, fazer mais com menos para sobrar recursos para investimento. Quando você economiza no custeio, você libera orçamento para investimento”, explicou Queiroga, em entrevista nesta terça-feira 30 ao programa Central Agora RN, da TV Agora RN (YouTube).

O secretário foi categórico em esclarecer que o transporte em questão não é para o deslocamento casa-trabalho, mas para atividades institucionais durante o expediente.

Atualmente, a Prefeitura gasta cerca de R$ 20 milhões por ano com a locação de 200 veículos voltados ao transporte de servidores. O valor está dividido entre aluguel de veículos e custos com motorista e combustível. “Cada viatura dessa (a gente chama de viatura), custa cerca de R$ 9 mil a R$ 10 mil”, detalhou o secretário.

Com a substituição do transporte por aplicativo, o custo por quilômetro rodado cairá drasticamente. “Era algo em torno de R$ 11,30. E o custo do quilômetro de deslocamento do Uber, do 99, desses aplicativos, é algo em torno de R$ 3,30. Então, além de a gente ter a redução do custo fixo, a gente tem uma redução do custo do quilômetro também”.

O secretário enfatizou o impacto positivo dessa economia para a população. “R$ 10 milhões é uma economia significativa. Imagine só: R$ 10 milhões dá para você construir 10 unidades de saúde, dá para você fazer um investimento maravilhoso, cinco belas escolas para a educação infantil. Enfim, é uma economia que o cidadão vai sentir na prática”.

Aplicativo Spid e o controle em tempo real

O sistema adotado pela Prefeitura utiliza o aplicativo Spid, uma solução do Banco do Brasil que já era usada pela instituição financeira e agora foi disponibilizada para municípios. Natal foi a primeira capital a aderir, segundo Brenno.

A operação é simples e eficiente. O servidor cadastrado acessa o aplicativo com uma senha individual. “Esse aplicativo faz uma licitação instantânea, toda vida que alguém solicita uma viagem. Ele pega um raio máximo de distância de veículo, vê qual é o veículo que está com o menor preço naquele raio, escolhe esse veículo – seja 99, Uber, táxi, qualquer um que esteja cadastrado nele, e tem várias empresas cadastradas – e manda para a gente a melhor corrida”, enfatizou.

Um dos maiores ganhos, segundo Queiroga, é o controle. Enquanto antes era difícil rastrear os 200 veículos locados, agora a gestão tem visão total das corridas. “Com esse novo modelo, eu tenho o histórico em formato de extrato de todas as corridas que aconteceram. Eu tenho um mapa de toda a corrida que aconteceu”.

Para coibir usos indevidos, o servidor precisa fazer uma autodeclaração ao se cadastrar. “Quando o servidor faz a senha dele para poder ter acesso ao aplicativo Spid, ele faz uma autodeclaração dizendo que é consciente que aquele aplicativo só pode ser utilizado para o deslocamento institucional, que ele não pode utilizar de uso pessoal. Caso seja identificado que ele utilizou (indevidamente), automaticamente será descontado o valor dessa corrida no contracheque dele, sem prejuízo ao processo administrativo de responsabilização, se for o caso”, explicou.

O sistema também permite um gerenciamento financeiro detalhado por secretaria.

O projeto-piloto começou de forma conservadora, apenas na Semad, para testes e ajustes. No entanto, a expansão já começou.

Digitalização de arquivos físicos

Além da modernização do transporte, a Semad tem avançado na digitalização de documentos. Queiroga citou o exemplo do arquivo físico da prefeitura, que ocupava mais de 1 mil metros quadrados na Ribeira.

O processo arcaico e demorado de acessar documentos foi completamente transformado, contra o secretário. “A pessoa manda um e-mail para a gente. Na hora que ele manda o e-mail pedindo o documento, no outro dia chega no e-mail dele o documento digitalizado”. A prefeitura está digitalizando mais de 10 mil documentos por mês, utilizando tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres). “Nossa meta é, até o final dessa gestão de Paulinho, não ter mais absolutamente nenhuma folha de papel na secretaria”, declarou.

A qualidade do serviço também melhorou. “Tem muita gente que diz que a qualidade da digitalização é até melhor do que a própria planta, porque, quando ela passa na digitalização, ela tem tipo um filtro que dá uma limpada na imagem, bem interessante”.

O novo Portal da Transparência

Questionado sobre a modernização do Portal da Transparência, Brenno Queiroga foi enfático ao afirmar que este é um dos maiores desafios da gestão, diretamente ligado à substituição do sistema de gestão integrado do município. O atual sistema tem 15 anos.

O novo sistema trará um Portal da Transparência completamente integrado e automático. A automatização será total. “Tudo que é publicado nos Diários Oficiais do município, tudo, de forma instantânea e automática, sem precisar passar pela mão do ser humano, será lançado no Portal da Transparência”, contou.

O mesmo processo se aplicará aos processos de despesa. O prazo para o início da transição é ambicioso. “Nossa meta é iniciar essa transição até o final desse ano. Eu gostaria muito, por exemplo, que o sistema de recursos humanos já estivesse operando num modelo novo no final desse ano. O de contabilidade é o nosso grande desejo. Já iniciar o orçamento do ano que vem com o sistema de contabilidade novo”.

Agora RN

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