Natal vem registrando queda na média de óbitos diários da Covid-19. Em agosto, o índice era cerca de 2,5 óbitos por dia, totalizando uma média de 19 óbitos semanais e 79 óbitos durante o mês. Agora em setembro, até o dia 10, houve uma redução de 84% nesta média, chegando a 0,4 óbitos por dia. Ou seja, são necessários três dias para que cada óbito ocorra, chegando numa média semanal de 2,5 óbitos (número que antes representava apenas um dia).
Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), Juliana Araújo, o mês de junho foi o pico da epidemia. “Tivemos 426 óbitos, ou seja, uma média de 14 a 15 óbitos/dia. Com isso, podemos observar que houve uma queda vertiginosa em relação ao número de óbitos”, explicou.
Outro dado animador foi a desaceleração nos números de registros de casos notificados vinculados à Covid-19. Além disso, a distribuição dos casos da doença por bairro, no município, indica que 74,28% dos bairros apresentaram queda no número de casos confirmados e 51,43% não registraram óbitos em relação à semana anterior (23/08/2020 a 05/09/2020). “Isso é uma consequência do compromisso de estar mantendo os cuidados necessários e reflexo de que devemos continuar com as medidas de distanciamento, uso de máscara e higienização”, reforça Juliana Araújo.
De acordo com o Boletim Epidemiológico 21, até a quarta-feira (9), foram notificados 114.450 casos de covid-19, sendo destes 44.858 prováveis, 25.034 confirmados e 44.558 descartados. Na zona Oeste, os registros de casos mais próximos foram, principalmente, nos bairros de Cidade Nova, Felipe Camarão, Nossa Senhora de Nazaré e Dix-Sept Rosado. Na região Leste, Barro Vermelho e Lagoa Seca foram os bairros com os maiores índices. Na zona Norte, os registros de casos mais próximos foram, principalmente, nos bairros Lagoa Azul, Pajuçara, Nossa Senhora da Apresentação e Potengi. Para conferir o boletim completo, acesse https://coronavirus.natal.rn.gov.br/#boletim