Natal registrou uma queda de 41,5% nos casos de dengue nos primeiros cinco meses de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram colhidos pelo Centro de Controle de Zoonoses e divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta quinta-feira (30).
Ao todo, foram registrados 3.877 casos nas 21 primeiras semanas deste ano. Em 2018, neste mesmo período, o número de casos foi de 6.624. Os casos de zika também diminuíram. Com 145 registros no ano passado, o número neste ano caiu para 77 – uma redução de 46,9%. Ao todo, a redução de casos de arboviroses foi de 30,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
As equipes de Natal trabalham com duas metodologias para combater os casos de arboviroses. Uma delas é a “Vigia Dengue”, que utiliza de armadilhas para colher os mosquitos e assim monitorar as áreas de maior risco na cidade.
Outra metodologia usada é a das Estações Disseminadoras de Larvicidas, técnica desenvolvida pela Fiocruz do Amazonas, que utiliza baldes que atraem os mosquitos e faz com que eles levem os larvicidas para outros criadouros.
Caso haja aumento de casos em determinado bairro, como o que ocorreu em uma região do Tirol, o Centro de Controle de Zoonoses promove ações específicas, como a intensificação da visita dos agentes de endemias nas residências, mobilização da população e operações com UBV portátil e carro fumacê.
Apesar da redução no número de casos, a Secretaria Municipal de Saúde pontua que a população deve continuar os cuidados para que os mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças, não se prolifere, principalmente com a continuidade do período chuvoso na capital potiguar.
G1RN