SELO BLOG FM (4)

Natal Shopping recicla 75 toneladas de lixo em 2021

EMPREENDIMENTO MANTÉM DIVERSOS PROJETOS VOLTADOS PARA DESCARTE CORRETO DOS RESÍDUOS PRODUZIDOS POR LOJISTAS E CLIENTES. FOTO: DIVULGAÇÃO

Diminuir seu impacto ambiental é um dos pilares operacionais do Natal Shopping e, graças a diversas iniciativas voltadas para a sustentabilidade, 75,7 toneladas de resíduos sólidos foram reciclados ou descartados corretamente pelo empreendimento no ano de 2021. O montante engloba tanto o lixo produzido pelo shopping quanto o descartado pelos clientes nas lixeiras distribuídas pelo mall.

Ao todo, foram 64 toneladas de papelão, quatro toneladas de plástico e 329 kgs de alumínio direcionados para cooperativas de reciclagem. Outros 85 kgs de lixo eletrônico (celulares tablets e itens de informática), 44 kgs de pilhas e baterias e 1,2 toneladas de isopor, cobre, ferro e papel branco tiveram o destino correto para não contaminarem o meio ambiente.

“Estamos muito orgulhosos do resultado alcançado no ano passado e queremos incentivar ainda mais os nossos clientes e lojistas a tomarem atitudes ecologicamente corretas”, projeta Daniel Lemos, gerente de operações do mall. Desde 2018, o shopping conta com um Ecoponto na praça de alimentação, onde os clientes podem depositar as garrafas plásticas, pilhas, latas de alumínio, papelão e cápsulas de café separadas em casa para a reciclagem.

“Junto a todas essas iniciativas externas, também temos ações internas como o reuso de 30% da água para a descarga nos banheiros, utilização de copos reutilizáveis pela nossa equipe de colaboradores e o aproveitamento da luz natural junto à adoção de lâmpadas de LED para economizar o consumo de energia elétrica”, completa Daniel.

Resíduo orgânico

Em novembro, o shopping inaugurou uma loja de produtos sustentáveis feitos com o reaproveitamento dos resíduos orgânicos da praça de alimentação. No espaço Sustentabilidade Transforma, localizado no piso L2, ao lado da C&A, os clientes podem encontrar adubo produzido na Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ – UFRN), em Macaíba. Em 2021, a instituição recebeu do shopping seis toneladas de lixo orgânico para servir de matéria-prima.

Outro produto encontrado na loja é a barra de sabão feita pela Associação de Idosos Julieta Barros, na zona Norte de Natal, com o óleo de cozinha descartado pelos clientes no Ecoponto e também coletado pelas operações da praça de alimentação. No ano passado, foram 110 litros destinados à iniciativa, e a parceria segue em 2022.

Para adquirir os itens, os clientes devem fazer um auto atendimento na loja: pegar o produto e depositar o dinheiro referente à compra na caixinha disponibilizada para este fim. O valor da venda é destinado às mulheres associadas como forma de complementar a sua renda.

“Quando conseguimos unir nossos projetos de sustentabilidade com ações sociais como essa, sentimos que estamos cumprindo nossa missão”, finaliza Daniel.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui