Diminuir seu impacto ambiental é um dos pilares operacionais do Natal Shopping e, graças a diversas iniciativas voltadas para a sustentabilidade, 75,7 toneladas de resíduos sólidos foram reciclados ou descartados corretamente pelo empreendimento no ano de 2021. O montante engloba tanto o lixo produzido pelo shopping quanto o descartado pelos clientes nas lixeiras distribuídas pelo mall.
Ao todo, foram 64 toneladas de papelão, quatro toneladas de plástico e 329 kgs de alumínio direcionados para cooperativas de reciclagem. Outros 85 kgs de lixo eletrônico (celulares tablets e itens de informática), 44 kgs de pilhas e baterias e 1,2 toneladas de isopor, cobre, ferro e papel branco tiveram o destino correto para não contaminarem o meio ambiente.
“Estamos muito orgulhosos do resultado alcançado no ano passado e queremos incentivar ainda mais os nossos clientes e lojistas a tomarem atitudes ecologicamente corretas”, projeta Daniel Lemos, gerente de operações do mall. Desde 2018, o shopping conta com um Ecoponto na praça de alimentação, onde os clientes podem depositar as garrafas plásticas, pilhas, latas de alumínio, papelão e cápsulas de café separadas em casa para a reciclagem.
“Junto a todas essas iniciativas externas, também temos ações internas como o reuso de 30% da água para a descarga nos banheiros, utilização de copos reutilizáveis pela nossa equipe de colaboradores e o aproveitamento da luz natural junto à adoção de lâmpadas de LED para economizar o consumo de energia elétrica”, completa Daniel.
Resíduo orgânico
Em novembro, o shopping inaugurou uma loja de produtos sustentáveis feitos com o reaproveitamento dos resíduos orgânicos da praça de alimentação. No espaço Sustentabilidade Transforma, localizado no piso L2, ao lado da C&A, os clientes podem encontrar adubo produzido na Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ – UFRN), em Macaíba. Em 2021, a instituição recebeu do shopping seis toneladas de lixo orgânico para servir de matéria-prima.
Outro produto encontrado na loja é a barra de sabão feita pela Associação de Idosos Julieta Barros, na zona Norte de Natal, com o óleo de cozinha descartado pelos clientes no Ecoponto e também coletado pelas operações da praça de alimentação. No ano passado, foram 110 litros destinados à iniciativa, e a parceria segue em 2022.
Para adquirir os itens, os clientes devem fazer um auto atendimento na loja: pegar o produto e depositar o dinheiro referente à compra na caixinha disponibilizada para este fim. O valor da venda é destinado às mulheres associadas como forma de complementar a sua renda.
“Quando conseguimos unir nossos projetos de sustentabilidade com ações sociais como essa, sentimos que estamos cumprindo nossa missão”, finaliza Daniel.