Quem passar pelo Natal Shopping entre os dias 24/11 e 16/12 poderá contribuir com o combate à fome no Brasil, com doações de alimentos. É que os centros comerciais da rede Ancar Ivanhoe, uma das cinco maiores empreendedoras da indústria no país, serão pontos de coleta oficial da campanha Natal Sem Fome. A campanha é coordenada pela ONG Ação da Cidadania que, pela primeira vez, tem parceria com duas agências da ONU – a Representação da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO no Brasil) e a FAO, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura do país.
Além da arrecadação de alimentos não perecíveis, os shoppings da rede ainda incentivarão o Troco Solidário, ação que permite que os clientes doem a quantia excedente do pagamento do estacionamento e do brinde atrelado à campanha promocional, para o movimento idealizado pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho.
O objetivo da ação é arrecadar a maior quantidade possível de cestas básicas e entregar esses alimentos no Natal às famílias cadastradas nos comitês da Ação da Cidadania em 18 estados do Brasil, entre eles, o Rio Grande do Norte.
Sobre a Ação da Cidadania:
Nasceu em 1993, formando uma imensa rede de mobilização de alcance nacional para ajudar 32 milhões de brasileiros que, segundo dados do Ipea, estavam abaixo da linha da pobreza. O movimento social é baseado em um conceito simples: solidariedade, todos nós podemos. Entre 1993 e 2005 foram arrecadadas 30.351 toneladas de alimentos em todo o Brasil, beneficiando 3.035.127 famílias. Entre 2006 e 2010 foram distribuídos 2.300.000 brinquedos e 500.000 livros em todo o país. Criada no auge do Movimento pela Ética na Política, a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida se transformou no movimento social mais reconhecido do Brasil. Seu principal eixo de atuação é uma extensa rede de mobilização formada por comitês locais da sociedade civil organizada, em sua maioria compostos por lideranças comunitárias, mas com participação de todos os setores sociais.