SELO BLOG FM (4)

Natal segue com ações de prevenção e combate ao HIV e outras ISTs

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal segue realizando ações de cuidado e incentivo à prevenção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), da Aids e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), por meio da campanha Dezembro Vermelho. Nesta sexta-feira (19), ações lúdicas e um Pit Stop da Saúde extramuros marcaram o combate às doenças no município.

A equipe da Unidade de Saúde Nova Natal reuniu moradores do entorno do bairro Lagoa Azul para um dia de palestra educativa sobre ISTs e apresentação teatral, além da oferta de testes rápidos, vacinação, consultas de enfermagem, solicitação de exames, entrega de material educativo, distribuição de preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e sorteio de brindes.

Adeyze Giroime, diretora da Unidade de Saúde Nova Natal, explicou que a intenção da ação foi levar a prevenção e a promoção da saúde à comunidade, conforme preconizado pela Atenção Primária à Saúde (APS). “A prevenção é muito importante, especialmente no contexto do Dezembro Vermelho. Trabalhamos com um formato mais lúdico, trazendo a informação em uma linguagem mais informal, para que as pessoas compreendam o assunto e consigam relacioná-lo com o dia a dia”, afirmou.

Usuária da unidade, a costureira Olga Vasconcelos, de 64 anos, realizou a testagem para detecção da doença pela primeira vez e reforçou a importância da identificação precoce. “Acho muito importante, porque há muitos casos de doenças, inclusive do HIV, que as pessoas não sabem que têm. Foi uma ação muito bacana. Gostei muito da apresentação, foi bem lúdica e importante trazer essa temática para a gente”, disse.

O dia também contou com ação na Unidade de Saúde Ronaldo Machado, no bairro Planalto, onde a equipe realizou um Pit Stop da Saúde com distribuição de preservativos para pedestres e motoristas nas proximidades da Rua Agrestina. Paralelamente, na unidade, aconteceram atividades de diagnóstico, aconselhamento e tratamento, com mutirão de testagem rápida, busca ativa para vacinação contra o HPV e atendimentos voltados à prevenção do HIV e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis.

“Neste Dezembro Vermelho, decidimos levar as atividades de prevenção também para o território. Essas ações extramuros são essenciais, pois ampliam o acesso aos serviços e promovem a integração entre a comunidade e a equipe de saúde, além de permitir o alcance de grupos populacionais em situação de vulnerabilidade às ISTs e à Aids”, explicou a diretora da unidade, Alinne Kellyane.

Dezembro Vermelho em Natal

O Dezembro Vermelho reforça as ações de prevenção, assistência e combate ao HIV/Aids e a outras ISTs, além de enfrentar a discriminação e promover os direitos das pessoas que convivem com essas doenças.

A Aids é causada pela infecção pelo HIV, vírus que ataca o sistema imunológico e reduz progressivamente a capacidade de defesa do organismo.

Ao longo do mês de dezembro, as unidades de saúde intensificam ações que já são ofertadas durante todo o ano, como a distribuição de preservativos, a realização de testes rápidos e o tratamento para sífilis, entre outras iniciativas.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui