Natal sedia o maior Campeonato Brasileiro de Xadrez de categorias de base da história da modalidade a partir desta quarta-feira (15) no Hotel Praia Mar, em Ponta Negra. Mais de 300 jovens enxadristas de 22 estados das quatro regiões do país se inscreveram, batendo o recorde do número de participantes de todas as edições já realizadas.
A histórica participação é uma marca do crescimento da prática do xadrez no Brasil. “É com grande satisfação que observamos o crescimento do xadrez nas escolas, em especial por estarmos proporcionando que grandes eventos sirvam de plataforma de visibilidade para a nossa modalidade”, disse o presidente da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), o natalense Máximo Igor Macedo.
Exemplos de como o trabalho de base realizado pela CBX vem dando resultados são os estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte. “O xadrez de Pernambuco pulou de 20 escolas participantes do Circuito Global Chess PE para mais de 60 escolas em dois anos e aqui no Rio Grande do Norte o xadrez escolar está em todas as DIRECs, feito conseguido apenas pelo futsal”, revela o dirigente.
PROGRAMAÇÃO
O evento vai até o domingo (19) e será dividido em dois módulos: Festival Nacional da Criança (FENAC), que envolve os atletas das categorias Sub-6, Sub-8, Sub-10 e Sub-12, e o Festival Nacional da Juventude (FENAJ), que vai do Sub-14 ao Sub-20.
As disputas do estilo Blitz serão realizadas nesta quarta-feira (15), a partir das 14h, com seis rodadas. A premiação ocorre no mesmo dia. Na quinta-feira (16) ocorrem os confrontos do estilo Rápido, das 10h às 18h, também com seis rodadas e premiação ao término. O estilo Clássico começa na sexta-feira (17), às 14h, e encerra no domingo (19), às 20h, quando ocorrerá a premiação.
MELHORES GARANTEM VAGAS INTERNACIONAIS
O Campeonato Brasileiro de base vai distribuir vagas para várias competições internacionais. Os três melhores atletas de cada categoria vão garantir classificação para o Festival Pan-Americano, de 14 a 20 de julho, em Orlando/EUA, além do Campeonato Sul-Americano, de 1 a 13 de dezembro, no Uruguai, e para as duas etapas do Mundial, a primeira em Florianópolis/SC e a segunda na Itália, nos meses de outubro e novembro.
Terra Brasil Notícias