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Natal registra longas filas e aglomerações em atendimento para seguro-desemprego no Sine-RN

FOTO: LUIZ GUSTAVO RIBEIRO/ INTERTV CABUGI

Natal voltou a registrar longas filas e aglomerações na manhã desta terça-feira (12). Na sede do Sistema Nacional de Emprego no RN (Sine), dezenas de trabalhadores que aguardam atendimento para dar entrada no seguro-desemprego permanecem expostos ao risco de contaminação pelo novo coronavírus.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que a aglomeração deve ser evitada como forma de tentar conter o avanço da Covid-19. Desde 22 de abril quando o Sine Matriz reabriu o atendimento exclusivo para o seguro-desemprego, no bairro Candelária, Zona Sul de Natal, duas filas se formam diariamente: uma para agendamento e outra para dar entrada no benefício.

“Eu acho que o Sine deveria fazer algo para a gente não precisar vir aqui duas vezes. Nós temos que vir aqui agendar e depois vir de novo para dar a entrada no seguro-desemprego. Poderia ser feito tudo de uma vez porque aqui não tem segurança, não tem banheiro perto, não tem bebedouro, ou seja, nenhum suporte para a população que está nessas filas”, desabafa Magno Emir, desempregado há um mês.

Segundo a direção do serviço, a ideia inicial era que não houvesse agendamento presencial, mas a medida precisou ser adotada devido a alta demanda. O Sine não possui uma central de atendimento e disponibiliza duas linhas telefônica, por isso a maioria das pessoas não consegue contato por telefone.

Dos 15 postos do Sine no Rio Grande do Norte, apenas a matriz está recebendo demandas. As outras 14 unidades funcionavam dentro das Centrais do Cidadão, que estão fechadas para evitar aglomerações em cumprimento ao decreto estadual de prevenção ao coronavírus.

G1RN

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