SELO BLOG FM (4)

Natal recebe jornada de Psicanálise com o tema “Presença e solidão: encontros e desencontros com a alteridade” e palestrantes nacionais

FOTO: REPRODUÇÃO

Nos dias 16 e 17 de setembro de 2022, acontece a VII Jornada Interdisciplinar do Instituto Bem Te Vi, instituto de ensino, pesquisa e terapias nas áreas de Psicologia Clínica, Fonoaudiologia e Psicopedagogia de Natal (RN). Com o tema “Presença e solidão: encontros e desencontros com a alteridade”, o evento vai contar com palestrantes convidados nacionalmente reconhecidos por suas contribuições na área da psicanálise, como Luciano Elia, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e Clarice Gatto, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O evento acontecerá de forma híbrida, com a parte presencial no campus da Universidade Potiguar localizado na avenida Engenheiro Roberto Freire, em Natal.

Essa é a primeira jornada promovida pelo Instituto desde o começo da pandemia. O tema foi escolhido em função das mudanças provocadas tanto internamente nos indivíduos como na sociedade como um todo durante o período pandêmico. Os debates serão divididos em quatro eixos: “Corporeidade x Virtualidade”; “As marcas do tempo no sujeito”; “Desamparo, solidão e angústia x Companhia e presença” e “Liberdade, escolha e criatividade”. O evento contará com a apresentação de trabalhos científicos, debates e palestras relacionadas aos temas de cada eixo.

“A experiência inédita [da pandemia] trouxe inúmeras questões para nós, enquanto humanidade. Foram muitas ameaças, medo, restrições de liberdade, mortes… Foi também a descoberta de um modo de viver através de encontros virtuais. Sem sair de casa, atravessamos fronteiras e idiomas. Pudemos conversar, trabalhar, assistir shows, etc dentro de nossas casas. Encontrar verdadeiramente, sem encontrar verdadeiramente. A experiência da pandemia evidenciou questões humanas relativas à realidade virtual. Pôs na pauta da atualidade antigas questões concernentes às modalidades de presença, de encontro, de  solidão e solitude.”, afirma Andreia Clara Galvão, fundadora do Instituto Bem Te Vi e uma das organizadoras da Jornada.

 A ideia, explica, é que profissionais de diversas áreas possam discutir os temas, integrando suas visões e saberes para enriquecer o debate. “Desde que começamos, em 2013, interessava-nos a polifonia, o encontro entre saberes diversos dialogando de seus lugares sobre temas  humanos propostos. Após 2 anos sem Jornada, trouxemos a questão da Presença e da Solidão, dos encontros e desencontros com o outro, por que entendemos ser essa uma questão pungente, que nos ocupou primordialmente nestes últimos tempos. A Jornada vem com o propósito de contribuir localmente para discussão sobre o tema. Precisamos conversar sobre nós, nossa humanidade e as diversas formas de presença, ausência, solidariedade, colaboração, desencontros… nossos modos, enfim de lidar com a dor, o amor e o real quando este nos mostra a face do horror.”, completa.

Palestrantes convidados

Clarice Gatto é Psicanalista e pesquisadora titular em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Possui mestrado em Saúde Pública/Saúde Mental (ENSP/Fiocruz), Doutorado em Psicologia Clínica (PUC-Rio) e é membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano (EPFCL).

Luciano Elia é Psicanalista com Mestrado em Psicologia Clínica (PUC-Rio), Doutorado em Psicologia Clínica (PUC-Rio) e especialização em Psiquiatria (UFRJ). Ele é professor titular da área de Psicanálise do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Psicanálise e Políticas Públicas da instituição. É também membro da Assistência e Pesquisa em Psicologia, Educação e Cultura (APPEC).

Como se inscrever

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (84) 9964-5157, ou pelo e-mail: [email protected]. Grupos de cinco pessoas ganham 20% de desconto no ato de inscrição.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui