
Natal sedia nesta sexta-feira 25 uma grande mobilização nacional pela prevenção ao afogamento. O evento será realizado na Praia de Miami, das 13h30 às 17h30, e integra a campanha pelo Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento, instituído pela ONU.
A ação é promovida pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) e pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), com apoio da DHL Express. Uma das atividades previstas é a entrega de cadeiras anfíbias para pessoas com deficiência, para garantir o acesso ao mar com segurança.
A programação inclui workshops de prevenção, como Surf Salva e Kim na Escola, campeonatos de beach tennis e vôlei de praia, atividades interativas com crianças, exposição de equipamentos de salvamento e demonstrações reais. Também será realizada a atividade funcional CROSSFIRE, com técnicas de resgate.
“Estamos falando de salvar vidas por meio da informação. Natal está dando exemplo ao sediar essa grande ação nacional”, afirmou o comandante-geral do CBMRN, Coronel Luiz Monteiro.
De acordo com a SOBRASA, um brasileiro morre afogado a cada 90 minutos. A entidade aponta que o afogamento é a segunda principal causa de morte entre crianças de 1 a 4 anos. Em 2024, mais de 90 ações foram promovidas pela organização no Brasil, alcançando mais de 1 milhão de pessoas.
