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Natal, que antes ocupava posição de destaque no turismo, cai para o 4º lugar no ranking dos destinos turísticos da CVC

EXECUTIVO DA CV, FÁBIO CAIRES DESTACA QUE FALTA DE DIVULGAÇÃO FEZ NATAL CAIR PARA O QUARTO LUGAR NO RANKING DA MAIOR OPERADORA DO BRASIL

FÁBIO CAIRES, DA CVC, DESTACA QUE FALTA DE DIVULGAÇÃO FEZ NATAL CAIR PARA O 4º LUGAR NO RANKING DA MAIOR OPERADORA DO PAÍS

Natal, que no passado não muito distante disputava com a cidade de Fortaleza o segundo lugar entre os principais destinos turísticos no ranking da maior operadora de turismo do País, a CVC, atualmente caiu para o quarto lugar na preferência dos turistas, perdendo espaço para a cidade de Maceió, cujo fluxo de turistas, anteriormente incipiente, cresceu e hoje aparece com destaque em segundo lugar, superado apenas por Porto Seguro, na Bahia, que tradicionalmente ocupa o primeiro lugar.

Fortaleza, por sua vez, também caiu no ranking – só que para o terceiro lugar.

 A informação é do executivo Fábio Caires, gerente de Produtos da CVC para o Rio Grande do Norte e Paraíba. Caires, que recentemente esteve em Natal participando do evento “Mega Famtour”, realizado pela própria CVC, destaca que a queda de Natal deve-se, entre outros aspectos, a falta de divulgação e promoção da cidade como destino turístico – ações que outras cidades fazem, de forma mais rotineira, em parceria com a operadora.

Ao destacar a importância dos investimentos em marketing, o executivo ressalta que cidades que antes não recebia um fluxo turístico expressivo – como João Pessoa, por exemplo -, conseguiram mudar a realidade, a partir do momento em que ampliou a sua divulgação e promoção como destino turístico.

Durante jantar que participou em um hotel da cidade, por ocasião de sua passagem por Natal, Fábio Caires confessou que, no Rio Grande do Norte, os investimentos governamentais – estado e município – com relação à divulgação do destino são tímidos e praticamente inexistentes – situação que se agrava diante da adversidade econômica que enfrenta os governos estadual e municipal. Ele revela ainda que havia uma perspectiva de o estado fazer ações promocionais com recursos do programa “RN Sustentável”, mas o projeto não saiu do papel.

DIFICULDADES

Para uma das mais conceituadas representantes do trade turístico potiguar, a empresária Deca Bolonha, que comanda o receptivo da CVC no estado, a falta de divulgação ocorre também por conta das dificuldades burocráticas que, muitas vezes, emperram a realização de parcerias entre o governo e a CVC.  “O secretário Ruy Gaspar vem trabalhando muito para superar as adversidades”, explica.

DECA BOLONHA DESTACA QUE FALTA DE PARCEIA ENTRE O ESTADO E O MUNICÍPIO PREJUDICA NATAL COMO DESTINO TURÍSTICO

DECA BOLONHA DESTACA QUE FALTA DE PARCERIA ENTRE O ESTADO E O MUNICÍPIO PREJUDICA NATAL

Bolonha também destaca que a falta de uma parceria mais efetiva entre a Prefeitura do Natal e o Governo do Estado termina por afetar negativamente Natal como destino turístico. “É preciso que se entenda que Natal é a porta de entrada do turismo do RN. É necessário que a prefeitura pense, inclusive, na logística urbana para atender bem aos turistas, que hoje tem dificuldade de chegar à orla de Ponta de Negra, já que os ônibus não podem levá-los até lá”, enfatiza.

CRISE NA SEGURANÇA

O BLOG DO FM conversou sobre o assunto com o secretário de Turismo do Estado, hoteleiro Ruy Gaspar, que se encontra na Alemanha.

Questionado sobre os números revelados pela CVC e que apontam para a queda de Natal para o quarto lugar entre os destinos mais procurados pela operadora, o gestor do turismo potiguar acredita que o “resultado aparentemente ruim” pode ter sido uma consequência a grave crise de segurança que o estado viveu no último mês de agosto, decorrente da instalação de bloqueadores de telefonia celular nos presídios.

RUY GASPAR AVALIA QUE RECENTE CRISE NA SEGURANÇA PREJUDICOU NATAL NO RANKING DA CVC

RUY GASPAR AVALIA QUE RECENTE CRISE NA SEGURANÇA PREJUDICOU POSIÇÃO DE NATAL NO RANKING DA CVC

“Naquele mês, as vendas para Natal praticamente zeraram, ficando quase um mês sem vender nada. Mas, se pegarmos os números mês a mês, tenho certeza que estaremos disputando o segundo lugar”, argumenta.

O secretario de Turismo de Natal, Fred Queiroz, também foi procurado pelo BLOG DO FM para falar sobre o assunto, mas não foi localizado.

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