Natal passou a aplicar, a partir desta quarta-feira (8), a vacina antirrábica em profissionais que trabalham com atividades de banho e tosa de cães e gatos, e também em auxiliares veterinários.
A inclusão desses grupos na vacinação acontece após uma norma técnica publicada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) para evitar a perda de doses da vacina antirrábica com validade até o mês de junho de 2024.
A escolha dos grupos acontece, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), em função da exposição desses tipos de profissionais ao vírus da raiva.
Para se vacinar, os profissionais devem procurar uma das unidades básicas de saúde de Natal ou um dos pontos extras de vacinação com:
- prescrição assinada por um médico veterinário;
- ou declaração de vínculo emitida pelo estabelecimento em que o profissional atua.
“É importante que os profissionais compareçam levando essa documentação, pois a vacinação só acontece com essa comprovação de que o profissional atua exposto ao vírus da doença”, explicou a chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI),Veruska Ramos.
Outros profissionais – como veterinários, biólogos e trabalhadores de laboratórios de virologia e profissionais anatomopatologia para raiva, por exemplo – já estavam aptos a receber a vacina antirrábica.
g1