O Dia Mundial da Limpeza 2023 acontece no próximo sábado, 16 de setembro. E Natal aderiu mais uma vez ao movimento, que terá ações voluntárias em 191 países. Este ano, a concentração será às 8h, na Praia da Redinha (Quebra Mar) e vai contar com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), IFRN, Neppsa, PPGURN, Arboriza CNAT e Reciclamar.
A capital potiguar será parceira da 6ª edição do Dia Mundial da Limpeza, o maior evento ambiental do planeta com a participação de milhões de pessoas, que se juntam para realizar a limpeza de espaços como praças, ruas, parques, praias e também de ambientes virtuais e até mentais, através de meditação.
Técnicos do setor da Educação Ambiental da Semurb (SEAB) trabalharão em conjunto com a sociedade para distribuir informações sobre a importância de manter limpas as áreas de praia. A mobilização é importante para fazer com que cada um se conscientize, comenta o chefe do SEAB/Semurb, Otávio Escóssia.
O movimento teve início em 2008, na Estônia, quando aproximadamente 50 milhões de indivíduos se uniram para realizar a limpeza de suas cidades, rios e comunidades. Surpreendentemente, o país inteiro foi limpo em um curtíssimo período de apenas cinco horas, e essa ação notável recebeu a denominação de “Vamos fazer isso!” ou Let’s do It.
À medida que outros países aderiram à iniciativa, o evento ganhou uma nova designação, tornando-se conhecido como o “Dia Mundial da Limpeza”. Para participar, basta levar luvas de proteção para as mãos e estar com sua garrafinha de água, boné e protetor solar.