
O trabalho de fortalecimento da Defesa Civil de Natal deu mais um passo nessa segunda-feira (23), com a realização de um encontro que reuniu as coordenadorias de Defesa Civil de todos os municípios da região metropolitana da capital. O momento serviu para a formação de um grupo sistemático de trabalho, que vai debater, trocar experiências, planejar e operar ações integradas de ampliação do sistema de defesa civil e melhorar os serviços de apoio exercidos pelos municípios vizinhos.
De acordo com a chefe de Operações da Defesa Civil de Natal, Fernando Jucá, a reunião das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Comdecs) da região metropolitana traz pontos importantes no sentido de dotar os municípios de maior capacidade de resposta em situações de crise, além de aproximar e tornar cada órgão parceiro no crescimento técnico e operacional, formando um bloco capaz de responder em conjunto em casos mais graves.
“Nosso objetivo é integrar e promover o fortalecimento dos Comdecs da região metropolitana. Essa é mais uma ação que corrobora com a construção de uma cidade resiliente, que é aquela que tem condições de resistir, absorver, adaptar-se e recuperar-se dos efeitos ocasionados por algum tipo de desastre”, comentou e engenheira Fernanda Jucá.
A reunião contou com a participação do técnico da Defesa Civil Estadual, Jorimar Gomes, que tratou de temas específicos da legislação direcionada a ações de proteção e defesa civil, a exemplo de leis, decretos, regulamentações e de ações integradas de suporte técnico para estruturação das defesas civis.
A Defesa Civil de Natal funciona com equipes operacionais de plantão 24h todos os dias da semana. Para solicitar a intervenção da Defesa Civil Municipal o cidadão pode ligar para o número 190, do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), onde há agentes para direcionar a ocorrência para as equipes de plantão. A Defesa Civil atua com foco em ações preventivas, de socorro e de assistência em casos de desastres naturais com intuito de evitar ou minimizar danos à população.

