SELO BLOG FM (4)

Natal não terá sorteio de vagas para creches municipais no próximo ano, diz secretária

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação de Natal anunciou que não vai mais acontecer o sorteio de vagas para creches do município em 2025. O problema existe há anos, com média de mil crianças sem vagas nos bairros em que os pais solicitavam as vagas.

De acordo com a secretária Cristina Diz, a não realização do sorteio será possível devido à construção de novas unidades, à reforma e à ampliação em localidades que têm uma demanda muito alta de estudantes, como Vila de Ponta Negra, Planalto e Nossa Senhora da Apresentação.

“Nós entregamos o Cmei Francisca Anastácia há duas semanas, com mais cinco salas de aulas para creches. Então, serão mais 200 novas vagas. Vamos entregar o Cmei do Guarapes, que também é grande, com bastante vagas para crianças de creches. Vamos entregar a segunda etapa da Escola Municipal Padre Thiago Thiesen, que também vai contemplar a Educação Infantil, porque a primeira etapa contempla o Ensino Fundamental. No Cmei na Vila de Ponta Negra, estamos trabalhando para entregar mais quatro salas. Assim vamos conseguindo receber a demanda de creche do município”, afirmou a secretária.

A rede municipal de Natal tem 74 Centros de Educação Infantil e outras 73 escolas de ensino fundamental, totalizando 147 unidades de ensino, com capacidade para atender 60 mil estudantes. O calendário escolar já foi divulgado, com as aulas começando em 18 de fevereiro.

Já as matrículas devem começar na segunda quinzena de novembro. “Os pais devem ficar atentos, apesar da divulgação que vai acontecer, a partir da segunda quinzena de novembro, nós estaremos divulgando o calendário das matrículas, ressaltando que começando com o público da educação especial”, destacou Cristina Diniz.

Como a pasta ainda não sabe como será a demanda, o programa Pré-Escola para Todos, que é a pactuação com escolas particulares, irá continuar. “Continua, sim, até porque não temos noção da demanda que vai nos buscar para o ano de 2025. Somente após a etapa da matrícula, nós vamos ter a noção e aí o programa continua podendo ser ampliado para atender as demandas da rede, que nos procura”, completou.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui