
A Secretaria Municipal de Saúde de Natal emitiu uma nota, nessa segunda-feira (06), informando que a capital não chegou a aplicar nenhuma dose do lote suspenso da vacina Coronavac.
“A SMS Natal recebeu o Lote: 202107101H com 14.024 doses destinados para segunda dose. Nenhuma dessas doses foram distribuídas para população. Todas encontram-se na Central de Armazenamento”, esclareceu a secretaria municipal, em nota.
Ontem (05), a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN) havia recomendando aos municípios potiguares a suspensão da aplicação de um lote da Coronavac. No RN, o lote em questão é o 202107101H.
De acordo com a pasta, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a interdição cautelar de lotes do imunizante. O paralisação é temporária. Segundo a Sesap, o estado recebeu e distribuiu imunizantes dessa série. A plataforma RN Mais Vacina indicava que 21 doses foram aplicadas no estado.
A determinação da Anvisa para a interdição cautelar de lotes da vacina Coronavac ocorreu após a Agência ser comunicada, pelo Instituto Butantan, de que o parceiro Sinovac, fabricante da vacina Coronavac, havia enviado para o Brasil 25 lotes na apresentação frasco-ampola (monodose e duas doses), totalizando 12.113.934 doses. A unidade fabril responsável pelo envase não foi inspecionada e não foi aprovada pela Anvisa na Autorização de Uso Emergencial da referida vacina.
O Instituto informou ainda que outros 17 lotes, totalizando 9 milhões de doses, também envasados no local não inspecionado pela Agência, estão em tramitação de envio e liberação ao Brasil.
Portal da Tropical

