
A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem garantindo atendimento em saúde às pessoas atingidas pelo transbordamento da lagoa de captação da comunidade Jardim Primavera, na Zona Norte da capital. Desde o início da mobilização, já foram realizados cerca de 300 atendimentos médicos aos moradores, reafirmando o compromisso da gestão em assegurar suporte às famílias afetadas pelas fortes chuvas.
A ação tem como ponto de apoio a Escola Municipal José de Andrade Frazão e, só nesta segunda-feira (16), já contou com 46 atendimentos registrados. No local, foi organizada uma sala para atendimento clínico, garantindo suporte adequado à população durante o período emergencial, além de acolhimento mental e emocional às famílias, com distribuição de medicamentos.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Geraldo Pinho, a estrutura foi organizada para oferecer assistência integral diante do momento de vulnerabilidade. “Instalamos um posto de apoio médico para atender as pessoas nesse momento tão vulnerável. Além do cuidado físico, estamos atentos também ao aspecto emocional e psicológico, garantindo acolhimento completo à população”, ressaltou.
A diretora do Distrito Sanitário Norte II, Márcia Luz, explica que a iniciativa da pasta é prestar assistência a essas pessoas e prevenir problemas que possam ser causados pelas chuvas, como doenças respiratórias, arboviroses e problemas de pele por contato com a água, entre outras demandas. “Nós estamos aqui trazendo esse atendimento à população que necessitar de assistência médica no colégio Frazão”, afirmou.
Moradora da comunidade, Nathalia levou o pequeno Arthur Henrique, de três anos, para receber atendimento pela equipe. Ela explica que o filho tem asma e recentemente teve pneumonia e problemas de pele causados pela chuva, e agradeceu o acolhimento ofertado. “O médico foi excelente, olhou meu filho direitinho, deu as medicações e o apoio necessário que a gente tanto está precisando nesse momento de angústia”, disse.
Durante os últimos dias, o município registrou um volume de chuvas que chegou a 140 milímetros, provocando pontos de alagamento em diferentes regiões da cidade, com destaque para o transbordamento da lagoa de captação do bairro Jardim Primavera, na Zona Norte. A Prefeitura do Natal mobilizou uma força-tarefa formada por diversas secretarias municipais para garantir suporte social, segurança e assistência emergencial à população.
