SELO BLOG FM (4)

Natal institui cadastro para profissionais com deficiência

FOTO: FREEPIK

Foi promulgada a Lei nº 798/2024, que cria o Cadastro de Profissionais com Deficiência em Natal. De acordo com a legislação, publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (2), o objetivo é facilitar a inclusão de pessoas com deficiência física, mental ou sensorial no mercado de trabalho, promovendo novas oportunidades de emprego.

A iniciativa, assinada pelo presidente da Câmara Municipal, Eriko Jácome, e pelos secretários Aldo Clemente e Felipe Alves, estabelece um sistema integrado de base de dados, instrumentos e tecnologias que conectam profissionais com deficiência a vagas de emprego, além de fornecer subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para esse público.

Como Funciona o Cadastro

O cadastro será acessível a qualquer pessoa com deficiência residente em Natal, desde que devidamente registrada no sistema. Empresas interessadas em contratar esses profissionais também poderão acessar a base de dados, promovendo um ambiente de maior conexão entre oferta e demanda no mercado de trabalho local.

Além disso, a legislação prevê o uso dos dados para:

Formulação de políticas públicas: Monitoramento e avaliação de iniciativas que promovam a inclusão e identifiquem barreiras à concretização de direitos;
Qualificação profissional: Criação de programas que capacitem trabalhadores com deficiência para novas oportunidades;
Pesquisas e estudos: Realização de levantamentos que embasem estratégias inclusivas.
A medida também reforça o compromisso com a privacidade e segurança das informações pessoais cadastradas. De acordo com a lei promulgada, todos os dados serão tratados conforme os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Para implementar o cadastro, a legislação permite que o município tenha parcerias com instituições públicas e privadas. As empresas sob controle acionário do município, fundações subvencionadas e autarquias deverão adotar medidas para incluir profissionais com deficiência em seus quadros.

Tribuna do Norte

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui