
Com muita luz, brilho, e encanto, a magia do período natalino começou a tomar forma na cidade na noite desta sexta-feira (18) com o acendimento da iluminação especial da avenida Praia de Ponta Negra. A iniciativa marcou o início do Natal em Natal. A estrutura de iluminação conta com uma árvore de 22 metros, além de corredores iluminados, esculturas e demais adereços com motivos da festa. O prefeito Álvaro Dias participou da cerimônia ao lado da primeira dama, Amanda Dias.
O tema deste ano, “Natal de Cores e Luz”, será lúdico e terá tons vibrantes que remetem às campanhas sociais realizadas mês a mês – como Outubro Rosa, Novembro Azul e Maio Amarelo.
“Hoje estamos dando o pontapé ao Natal em Natal, período em que a cidade fica mais colorida e se reveste de ainda mais alegria e beleza. Aqui na Avenida Praia de Ponta Negra preparamos uma estrutura de alta qualidade, pensando nos natalenses, bem como focando também na potencialização do nosso turismo para gerar oportunidades, empregos e desenvolvimento”, ressaltou o prefeito Álvaro Dias.
O chefe do executivo municipal aproveitou para fazer um convite especial aos natalenses para aproveitarem a peograma do Natal.
“Organizamos uma programação expressiva, contemplando todas as regiões, para todos os públicos e gêneros. Participem e aproveitem o Natal em Natal”, concluiu Álvaro.
A árvore de Ponta Negra foi a primeira das quatro montadas em todos os pólos espalhados nas regiões administrativas da cidade. O acendimento da tradicional Árvore de Mirassol, com 110 metros de comprimento, está previsto para o dia 25 de novembro, com a presença do prefeito Álvaro Dias e atrações culturais, como o músico Antônio Nóbrega.
Pólos
Os pólos natalinos irão contemplar todas as regiões. Na zona Oeste, a Semsur vai instalar pela primeira vez a árvore de Natal na Praça dos Beijoqueiros, no bairro do Bom Pastor. Outras árvores estão sendo instaladas na zona Norte, no conjunto Parque dos Coqueiros e na área de lazer do Panatis. A zona Norte terá ainda iluminação natalina no Espaço Jesiel Figueiredo, polo de atrações culturais.
A iluminação natalina contemplará toda orla de Natal e principais corredores da cidade. Na zona Sul, a Av.v Roberto Freire será iluminada, bem como a Av. Praia de Ponta Negra. Haverá painéis luminosos em passarelas na Av. Salgado Filho e árvores ornamentais em postes no canteiro central da Via Costeira. Os cenários da Roberto Freire serão predominantemente compostos pelas seguintes peças natalinas: caixas de presente, bolas de natal e estrelas. Haverá ainda uma imagem da Sagrada Família na rotatória da Roberto Freire com a Via Costeira. Na Avenida Praia de Ponta Negra, a Prefeitura do Natal irá instalar um novo túnel natalino. Maior do que o de 2021, com referências à infância e presentes.
A zona Leste terá iluminação natalina na Escadaria de Mãe Luísa e Relógio do Sol, além da rua João Pessoa, no Centro. A exemplo de outros anos, alguns prédios dentro do circuito histórico de Natal serão contemplados com decoração natalina, como o Palácio Felipe Camarão – sede da Prefeitura de Natal, a Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, as demais igrejas da Cidade Alta e Ribeira.
A programação do Natal em Natal deste ano vai movimentar ações integradas de diversas pastas municipais. Além de providenciar toda estrutura de iluminação, a Semsur cadastrou 50 vendedores informais que vão atuar no pólo de Mirassol. No local irá funcionar a Feira Gastronômica, coordenada pela Secretaria de Turismo, bem como a Feira de Artesanato que tem a coordenação da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtas). A programação cultural é de responsabilidade da Fundação Capitania das Artes (Funcarte).
As empresas Ecoluz Iluminações e Potiguar Locações serão responsáveis pela execução do serviço. Os contratos, divididos em três lotes licitados através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e contemplam a execução de serviços de montagem, instalação, manutenção, desmontagem, remoção e guarda das árvores natalinas ornamentais, abrangem o fornecimento de mão de obra, insumos, veículos e equipamentos, dentre outros.
O Governo do Estado, através de nota, informou que, ao contrário do que alegou o Prefeito de Natal Álvaro Dias, o Estado não é o responsável pelo ordenamento ou desobstrução das vias municipais. Os papéis do Estado e do Município foram reafirmados pelo Ministério Público Estadual através da Recomendação Conjunta 01/2022-MPRN.
O governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, afirma que se colocou à disposição da Prefeitura, através do ofício 1084/2022 SESED, de 11 de novembro, enviado ao senhor Prefeito Álvaro Dias.
No documento, a SESED informou a plena condição da Polícia Militar em colaborar com a prefeitura, na forma recomendada pelo Ministério Público Estadual, adotando as providências necessárias para “auxiliar a Guarda Municipal do Natal, em caso de comprovado esgotamento da capacidade operacional do referido órgão de segurança pública municipal (segundo esforço), na operação de desobstrução da via pública e de repressão às infrações de trânsito e às normas ambientais”.
Na nota, o governo do RN enfatiza que o prazo de 48 horas determinado pelo Ministro Alexandre de Moraes é exclusivamente contra a falta de atitude do Prefeito de Natal ao se abster diante da recomendação do MP, agora transformada em ordem judicial.
Portal Grande Ponto
