SELO BLOG FM (4)

Natal em Natal 2025 amplia polos e aposta em descentralização da programação festiva

FOTO: MAGNUS NASCIMENTO

Natal acendeu nesta quinta-feira 27 as luzes do polo da Avenida Praia de Ponta Negra, enquanto se prepara para iluminar Mirassol nesta sexta 28. A programação integra o Natal em Natal 2025, que este ano marcou um fato histórico: a abertura oficial pela Zona Norte, com o primeiro acendimento do polo Nélio Dias no dia 19.

Em entrevista à TV Tropical, a secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, reforçou que a descentralização é uma prioridade da gestão. O polo do Nélio Dias, que recebeu uma árvore e um complexo de decoração, tem registrado grande adesão popular. “O Papai Noel não para, tem sido fantástico”, disse ela.

O acendimento desta quinta em Ponta Negra contou com árvore digital de 30 metros, mais de 51 mil pontos de luz, túnel temático, realidade virtual no trenó, vila natalina e um circuito especial ao longo da avenida. Já Mirassol recebe nesta sexta 28 o reforço de 20% na iluminação da tradicional árvore, além de um pavilhão permanente. “Mirassol está muito bonito”, afirmou Iracy.

A secretária destacou que o Natal em Natal 2025 é dividido em duas etapas. A primeira contempla cortejos, caravanas, acendimentos e ações comunitárias. “Vamos valorizar aquilo que é nosso”, disse.

“Nós temos uma caravana com 30 atores em cena, com direção local, com trilha sonora inédita”. O segundo momento será o aniversário da cidade, entre 25 e 31 de dezembro, com shows nacionais. A programação só será divulgada após os contratos estarem firmados para evitar especulações. “Acredito que até o início do Carnatal a gente já tenha isso fechado”, explicou.

O prefeito Paulinho Freire (União) reforçou que o evento busca mais que entretenimento. “O Natal é uma celebração que precisa levar carinho e solidariedade às pessoas”, disse. Ele também confirmou que Léo Santana será uma das atrações da programação de fim de ano em Ponta Negra.

Além de Ponta Negra, Mirassol e Zona Norte, a cidade receberá polos e decorações na Praça Cívica, Praça Gentil Ferreira, Praça Santo Ambrósio, Praça dos Beijoqueiros e outros pontos. A Feira de Mirassol terá cerca de 38 expositores e um novo espaço gastronômico voltado para empreendedores locais.

O Natal em Natal 2025 deve movimentar cerca de R$ 15 milhões, somando recursos da Prefeitura, emendas parlamentares e patrocínios privados. A programação segue até janeiro.

Zona Norte festiva

A abertura do calendário – no dia 19, no Ginásio Nélio Dias – inaugurou o primeiro polo natalino estruturado da Zona Norte. O espaço conta com árvore digital animada, túnel interativo, presépio, casinha do Papai Noel, esculturas iluminadas, artesanato, praça de alimentação e atrações culturais até janeiro.

Moradores relataram emoção ao vivenciar um cenário inédito no bairro. “Nós nunca tínhamos visto tanta coisa linda”, disse Aparecida Fernandes, moradora há 37 anos. Dona Francisca, do Gramoré, comemorou a proximidade do lazer: “Hoje meu neto pode ter a diversão do Natal do ladinho de casa”.

A gestão municipal também iluminou as avenidas Itapetinga e João Medeiros Filho, iniciando um novo eixo de decoração exclusiva para a região. Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves, trata-se de “um polo natalino pioneiro e inovador na Zona Norte – um legado que ficará para esta região que sempre mereceu tanto”.

Brilha Natal movimenta comércio popular

O Brilha Natal Fecomércio RN 2025 movimentará o Alecrim e a Cidade Alta de 1º a 31 de dezembro, com programação cultural, ações de saúde e beleza e campanha promocional com prêmios. O evento reúne atrações como a Trupe Brilha Natal e o Festival Cultural e Gastronômico na Praça Cívica, que terá shows de Flávio José, Giannini Alencar e artistas potiguares, além de feira com mais de 100 microempreendedores, oficinas do Senac e atendimentos gratuitos do Sesc e do Senac.

Entre as novidades está o novo Polo Cultural no Teatro Sesc Sandoval Wanderley, com 16 atividades gratuitas mediante doação de 1 kg de alimento. Ao todo, a programação dos polos soma mais de 160 horas e envolve mais de 200 profissionais da cultura. A ação inclui ainda o Brilha Solidário, com a oferta de 600 refeições para pessoas em situação de rua, e o Cometa Brilha Natal, com passeio temático e arrecadação de alimentos para o Mesa Brasil.

A campanha promocional deste ano permite que compras a partir de R$ 50 participem de sorteios de motos, notebooks, TVs e assistentes virtuais. O Brilha Natal conta com apoio institucional e patrocínio de empresas públicas e privadas, reforçando seu caráter cultural, solidário e comunitário.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui