Natal está entre as capitais do Brasil que mais avança na vacinação contra a covid-19, em relação à faixa etária dos vacinados. De acordo com um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Planejamento – Sempla, a capital potiguar ocupa a quinta posição no Nordeste e a oitava em nível nacional. Até esta terça-feira (22), Natal já tinha ultrapassado a marca de 435 mil vacinas aplicadas. Atualmente, a cidade vacina os que têm 47 anos ou mais, sem comorbidades.
Em nível regional, os natalenses estão à frente de Salvador, João Pessoa, Maceió e Teresina. Natal supera, em relação à idade dos vacinados, cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre (Confira quadro abaixo).
A vacinação em Natal avança com rapidez, graças à grande estrutura montada pela Prefeitura. Além dos seis pontos de drive da cidade, a população tem 35 unidades básicas de saúde para buscar o imunizante. Para os profissionais da educação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) disponibiliza o Palácio dos Esportes e mais dois pontos exclusivos: o ginásio do colégio Expansivo, na Zona Norte (Rua Wiliam Marinho de Leiros, 50 – Pajuçara); e o ginásio do Instituto Sagrada Família, no Alecrim (R. Olinto Meira, 1076. Alecrim). Os locais funcionam diariamente das 08h às 16h, inclusive aos domingos.
“Natal vai vencer a Covid-19. Estamos trabalhando com muito afinco e, à medida que as vacinas chegam, elas são aplicadas na população. Temos uma das melhores estruturas do país montadas para vacinar contra o coronavírus”, frisou o prefeito Álvaro Dias.
Com esse “esforço de guerra”, a capital potiguar tem condições de distribuir, rápida e eficientemente, todas as doses de vacina que recebe. Além disso, a partir da liberação do uso de 50% das vacinas fora das prioridades por comorbidades, a fila das idades avançou, levando à população ainda mais esperança na imunização completa da cidade em pouco tempo.
Natal vem se esforçando para manter o calendário de vacinação contra a Covid-19, apesar da escassez de imunizantes. Nesta terça (22), cinco capitais suspenderam suas campanhas vacinais por conta do problema — Florianópolis, Aracaju, Campo Grande e João Pessoa, com a primeira dose, e São Paulo, a aplicação das duas doses.
Para quadro informativo:
Vacinação por faixa etária nas capitais brasileiras
Capital Idade
- Palmas 58
- Belo Horizonte 56
- Teresina 55
- Boa Vista 53
- Cuiabá 53
- Curitiba 52
- Florianópolis 51
- Maceió 51
- Porto Alegre 51
- São Paulo 51
- Goiânia 50
- Porto Velho 50
- Vitória 50
- Brasília 49
- Campo Grande 49
- João Pessoa 48
- Macapá 48
- Salvador 48
- Rio de Janeiro 48
- Rio de Janeiro 47
- Natal 47
- Belém 46
- Recife 43
- Rio Branco 40
- Aracaju 39
- Manaus 37
- São Luís 22
- Fortaleza* –
*A capital do Ceará adota um sistema de chamamento dos cidadãos por lista divulgada em seus canais oficiais