Natal Digital completa um ano de sua implantação, provando que veio para ficar como ferramenta de auxílio no diálogo entre a Prefeitura do Natal e os cidadãos usuários dos serviços da administração municipal.
O aplicativo foi testado e aprovado no carnaval 2020, quando disponibilizou todas as informações da festa de momo, e de lá para cá vem cada vez mais mostrando sua eficiência nesta interação prefeitura/usuário.
A secretária Adjunta de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA), Carolina Barbosa, diz que o “Natal Digital é um dos projetos de modernização da Prefeitura do Natal 4.0 com grande destaque”, pois tem como objetivo “ampliar os serviços on-line oferecidos aos cidadãos, bem como promover a inserção deles (cidadãos) na gestão municipal com base no conceito de inovação em gestão participativa e governo eletrônico”.
O termo “4.0”, explica Carolina, vem do conceito da área industrial que assim é conhecida por englobar as principais inovações tecnológicas nos campos da automação, controle e tecnologia aplicada aos processos de manufatura. “Com isso, os processos tendem a diminuir seus custos e se tornarem mais autônomos e eficientes, aumentando a produtividade”.
Na gestão pública, o governo eletrônico prioriza o uso das tecnologias da informação para democratizar o acesso às informações e transformar as relações entre órgãos do próprio governo, empresas e cidadãos. “A ampliação da participação popular na construção das políticas públicas e as iniciativas inovadoras são o novo paradigma para a gestão pública, que precisa simplificar e agilizar a prestação de serviços de forma eficiente”. Explica Joanna Guerra, Secretária Municipal de Planejamento.
Para acessar o Natal Digital é fácil, rápido e gratuito. O usuário vai em sua loja no smartphone, tecla Natal Digital, baixa o app e passa a ter acesso aos diversos serviços e informações disponibilizados em tempo real via o aplicativo.