
O coração da capital potiguar voltou a pulsar mais forte. A abertura do Natal de Luz e Cultura 2025 registrou sucesso de público nesta quarta-feira (17), transformando o Centro Histórico em um cenário de celebração artística e resgate patrimonial. O evento, que une música, poesia e dança, continua com uma agenda intensa de apresentações gratuitas até o próximo sábado, 20 de dezembro.
Somando-se à efervescência artística, as apresentações contarão com a presença da Feira Garajal. Tradicional feira cultural itinerante de Natal, a Garajal é famosa por reunir artesanato, gastronomia local e moda autoral. Desde 2011, o projeto promove artistas e empreendedores da região, consolidando-se como um espaço de lazer e celebração da cultura potiguar, integrando-se perfeitamente ao espírito de valorização do patrimônio proposto pelo evento. O que diferencia essas edições no Natal de Luz e Cultura, em específico, é que a Feira é mais compacta, de acordo com o local da programação do projeto. Nessa edição em específico estará em frente e ao lado da Pinacoteca e Praça 7 de setembro, com quase 30 expositores de artesanato, marcas autorais e gastronomia.
Idealizado pelo jornalista Toinho Silveira, o Natal de Luz e Cultura busca iluminar não apenas as ruas, mas a própria identidade cultural de Natal. Após o êxito do primeiro dia, o clima é de entusiasmo para a sequência da programação.
“Ver o Centro Histórico ocupado pelas famílias e pela arte é a realização de um sonho. Estamos profundamente gratos pela receptividade do público neste primeiro dia. O Natal de Luz e Cultura é um convite para redescobrirmos nossos encantos, valorizando o talento dos nossos artistas e o trabalho dos nossos empreendedores locais em um cenário que exala história”, afirma Toinho Silveira.
O evento é realizado com patrocínio do Governo do Estado, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo e Rede Postos Domingos (SETTA Combustíveis). Conta com o apoio cultural da Fecomércio, Sistema Fiern e Comjol.
Confira a programação (com Feira Garajal em todos os polos):
QUINTA-FEIRA, 18 de dezembro
• Beco da Lama (19h às 22h): Quinta que te Quero Samba no Bar de Nazaré, com Batuque de um Povo, Dodora Cardoso e Dani Negro.
• Palco da Praça 07 de Setembro (Largo da Pinacoteca):
o 18h: DJ SET
o 19h: RN Clipe Festival – Premiação do Videoclipe Potiguar
o 20h: Carlos Alexandre Jr.
o 22h: Tornado do Samba
SEXTA-FEIRA, 19 de dezembro
• Espaço Ruy Pereira (18h): Bar do Zé Reira – Noite de Hip-Hop e Reggae com DJ LS, Batalha da Galeria, Breno Slick, Allan Negão & Trend Zion e Slam da Coruja.
• Palco da Praça 07 de Setembro:
o 17h: DJ Dandarona / 18h: Jo Bay / 19h: Ale du Black / 20h: Thabata Medeiros / 22h: Carmem Pradella.
SÁBADO, 20 de dezembro
• Casa do Cordel (08h): Café da manhã com poesia e literatura de cordel.
• Beco da Lama (A partir das 12h): Festival da Meladinha e Comidinhas de Boteco. Shows de Analuh Soares, Pixinguinha no Beco e DJ Zittur.
• CarnaChico (16h30): Orquestra de Frevo do Maestro Papão saindo do Beco da Lama.
• Palco da Praça 07 de Setembro:
o 16h30: Programação cultural variada (PCDs, Pastoril, DJ Ruddie).
o 20h: Pe. Caio Cavalcanti – O Sanfoneiro do Brasil.
o 22h: Forró NaManha.

