SELO BLOG FM (4)

Natal antecipa vacinação antirrábica com ações porta a porta

CAMPANHA SEGUE EM BAIRROS ONDE HÁ INCIDÊNCIA DA DOENÇA FOTO: DIVULGAÇÃO/SMS

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal antecipou a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos, a partir de três meses de idade, desde segunda-feira (16) na capital. A vacinação acontece no horário das 7h às 13h, na modalidade casa a casa, inicialmente nas áreas de risco que registram casos da doença. O objetivo da antecipação da campanha em 2022 é a situação epidemiológica, na qual 10 morcegos foram encontrados positivos, nos cinco distritos do município.

Entre 04 de julho e 02 de setembro, período oficial da campanha, as ações serão intensificadas com postos volantes e ações educativas. Além disso, o Dia D de Vacinação Antirrábica acontecerá em 13 de agosto, com postos de vacinação durante todo o sábado em diversos pontos, especialmente nas unidades de saúde. Os bairros onde a campanha segue com antecipação porta a porta são: Capim Macio, Pajuçara, Loteamento Dom Pedro I, Nossa Senhora da Apresentação, Barro Vermelho e Felipe Camarão.

“Devido à expansão urbana e as mudanças ambientais, é registrado frequentemente contato entre animais silvestres (morcegos e raposas) e animais domésticos (cães e gatos). Esta interação aumenta o risco de transmissão da raiva ao homem, já que cães gatos são os animais mais próximos. Por isso a vacinação em massa tem sido a principal forma de prevenção da raiva humana”, indica Amanda Morais, Chefe do Centro de Controle de Zoonoses de Natal.

A Raiva é uma doença transmissível que atinge mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos, macacos, morcegos e também o homem. É causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central e apresenta letalidade em 100% dos casos. A transmissão ocorre quando a saliva do animal infectado entra em contato com a pele ou mucosa por meio de mordida, arranhão ou lambedura do animal.

Em caso de agressão por animal, é imprescindível a limpeza do ferimento com água corrente abundante e sabão para diminuir o risco de infecção. Em seguida recomenda-se procurar a unidade de referência para o primeiro atendimento, que em Natal é a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade da Esperança para realização do esquema profilático, conforme prescrição médica.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui