Dez unidades básicas de saúde de Natal tiveram horário de funcionamento estendido para auxiliar no atendimento a pacientes com suspeita de Covid-19, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde. As unidades são direcionadas ao atendimento exclusivo para moradores que apresentem sintomas gripais leves que possam causar suspeita de infecção pelo novo coronavírus, e funcionam até às 19h ou 20h, dependendo da unidade.
Tosse, coriza ou dor de garganta são alguns dos sintomas que podem denunciar a contaminação pela Covid-19. Segundo a secretaria, caso o morador da capital apresente algum desses sintomas, deve procurar uma das unidades para receber o atendimento médico recomendado.
De acordo com a pasta, não há necessidade de retirar ficha para ser atendido. Nas unidades, equipes estarão trabalhando para atender a demanda.
A estratégia já tinha sido adotada pelo município em abril de 2020 e voltou a ser usada no momento em que a capital vive uma nova alta de ocupação de leitos críticos por pacientes do coronavírus.
UBS que funcionam em horário estendido
Distrito Sanitário Norte I
- UBS Pajuçara: Rua Maracaí, S/N – 7h às 19h.
- UBS Nova Natal: Rua do Pastoril, S/N, Conjunto Lagoa Azul – 7h às 19h.
Distrito Sanitário Norte II
- UBS Panatis: Rua Milton Servita Brito, nº 994, Potengi – 7h às 19h.
- UBS Vale Dourado: Rua irmã Vitória, 706, N. Srª. da Apresentação – 7h às 19h.
Distrito Sanitário Leste
- UBS São João: Av. Romualdo Galvão, nº 891, Tirol – 8h às 20h.
- UBS Brasília Teimosa: R. Miramar, nº 32, Praia do Meio – 7h às 19h.
Distrito Sanitário Oeste
- UBS Felipe Camarão II: R. Santa Cristina, s/nº – 8h às 20h.
- UBS Bom Pastor: R. Augusto Calheiros, nº 1 – 8h às 20h.
Distrito Sanitário Sul
- UBS Nova Descoberta: Av. Xavier da Silveira – 8h às 20h.
- UBS Rosângela Lima: Rua Santa Beatriz, 11, Planalto – 7h às 19h.
Centros Covid
Além das unidades básicas de saúde, o município também tem três centros de atendimento para enfrentamento à Covid-19: o primeiro localizado no Ginásio Nélio Dias; o segundo no Centro de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) e o terceiro no Palácio dos Esportes.
Os centros funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com atendimento médico, testagem e acesso a tratamento medicamentoso, caso seja prescrito pelo médico.
G1RN