Durante uma coletiva de imprensa realizada na sede da Polícia Federal em Mossoró na manhã desta quinta-feira (15), o Secretário de Políticas Penais, André Garcia, disse que não sairá da cidade fragilizado pelo evento da fuga de dois detentos do presídio federal de segurança máxima que fica na cidade. O secretario descartou a ligação da fuga com a presença de Fernadinho Beira Mar no centro de detenção.
“Não sairemos daqui fragilizado com um evento como esse nos sistema prisional. Ações estão sendo feitas, com equipe e recursos serviços de inteligência e tecnologia estão sendo utilizados para recaptura os fugitivos”
O secretário não detalhou sobre as ações que estão sendo adotadas, mas falou sobre a utilização de drones, helicópteros e todo um aparato de tecnologia para recaptura dos foragidos. Ele ressaltou que a prioridade da secretaria é a recaptura dos dois detentos.
Sobre como a fuga foi realizada, o secretário disse que só ira passar detalhes após a conclusão de uma perícia.
Por volta das 3h25 da madrugada de quinta-feira, dois detentos fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró. A Polícia Federal junto com um grupo de operações táticas da polícia, realiza ações para tentar recapturar os fugitivos.
Os dois detentos foram identificados como Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça. Os dois são do estado do Acre cumprem pena por diversos crimes. De acordo com documentos que o Ponta Negra News teve acesso, os fazem parte de uma organização criminosa que atua em todos o país e tem como chefe o traficante Fernandinho Beira Mar, que foi transferido recentemente para a penitenciária de Mossoró.
Ainda na tarde de quinta-feira o Secretário de Políticas Penais, André Garcia, cegou ao Rio Grande do Norte para apurar e investigar o caso.
Também na noite de quinta, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, determinou o afastamento imediato da direção da Penitenciária, e escalou um interventor para comandar a gestão da unidade.
Ponta Negra News