O Portal 98 FM revelou que os quatro deputados federais reeleitos do Rio Grande do Norte fizeram uso do auxílio-mudança ao final da legislatura. O benefício de R$ 39,3 mil é usado para custear as mudanças dos parlamentares que saem e chegam.
No caso de Natália Bonavides (PT), General Girão (PL), João Maia (PL) e Benes Leocádio (Republicanos) não faz sentido porque eles continuam no mesmo local por terem sido reeleitos.
João Maia e Benes alegaram ao Portal 98 que se trata de uma decisão da Mesa Diretora que remonta outras legislaturas.
Já Natália disse ser contra o envio do dinheiro para deputados reeleitos e que o pagamento foi feito de forma automática. “Fui uma das parlamentares do Estado que votou contra no debate desse decreto, e a única entre os reeleitos para a atual legislatura. Mas fui voto vencido. Por causa do decreto, os valores entram automaticamente para todos os parlamentares”, disse.
A petista disse que vai pedir a extinção do benefício, mas não confirmou se fará a devolução do dinheiro recebido. “Acho que deveria ser extinta, e inclusive, nos próximos dias, em conjunto com outros parlamentares de esquerda, protocolaremos proposta de fim do recebimento, que já estava em debate”, informou.
Os deputados de primeiro mandato Fernando Mineiro (PT), Paulinho Freire (União Brasil), Robinson Faria (PL) e Sargento Gonçalves (PL) também usaram o benefício. Neste caso há uma justificativa.
Com informações do Blog do Barreto