SELO BLOG FM (4)

“Na nossa gestão, o jovem advogado teve o tamanho que quis ter”, destacou Paulo Coutinho em debate da AJURN

PAULO COUTINHO FALOU, COM SEGURANÇA, DO TRABALHO REALIZADO DURANTE SUA GESTÃO JUNTO À JOVEM ADVOCACIA.

 “A participação da jovem advocacia na OAB/RN é, hoje, uma realidade. Desde a participação na criação de comissões, até em projetos de apoio à sociedade. Na nossa gestão, o jovem advogado teve o tamanho que ele quis ter. Por isso, temos que avançar ainda mais votando na Chapa 10”, enfatizou o presidente da OAB e candidato à reeleição Paulo Coutinho, no debate para as eleições da Ordem promovido pela Advocacia Jovem Unida do Rio Grande do Norte (AJURN) no início da noite desta quinta, na sede da OAB, em Natal. “Não prestigiamos os jovens apenas na Comissão da Jovem Advocacia. Temos 11 comissões, sobre os mais diversos assuntos, que atualmente são presididas por jovens advogados”, destacou, para uma plateia composta, em sua maioria, por advogados e advogadas em início de carreira.
No primeiro bloco, os candidatos à presidência da OAB responderam duas rodadas de perguntas com tema livre, feitas pelos adversários. Paulo Coutinho falou, com segurança, do trabalho realizado durante sua gestão junto à jovem advocacia. “Na nossa gestão, a Ordem passou a aproximar-se dos jovens ainda na faculdade. Hoje já temos 12 projetos desenvolvidos junto às universidades favorecendo o aprendizado e o contato com o mercado”, destacou. Questionado sobre as atividades desenvolvidas na Escola Superior de Advocacia (ESA), Paulo Coutinho enfatizou os números de sucesso conquistados com os investimentos na entidade. “Só na nossa gestão foram 10 cursos de iniciação à advocacia, mais de 200 eventos e 8.800 advogados beneficiados com as atividades promovidas pela OAB”, detalhou.
No segundo bloco, os candidatos responderam a perguntas enviadas pela advocacia potiguar. Questionado sobre formas de aproximar a Ordem da academia, Paulo Coutinho destacou o trabalho dos projetos compartilhados que já existem em andamento, em parceria com graduações em Direito. “Uma de nossas propostas é implementar, ainda na matriz curricular nos cursos, o estudo do exercicio da profissão para preparar esse aluno para o mercado”, disse o candidato da Chapa 10. “Nós trabalhamos o empreendedorismo na formação dos advogados mas defendemos que isso também deve ser discutido lá, na universidade. Projetos que aproximam a OAB da academia, da graduação, já são realidade. Já existem!”, enfatizou Paulo Coutinho.
O valor salarial pago aos advogados no inicio de carreira, tambem foi destaque no debate. “A lei estabelece um piso salarial de entrada, mas muitas empresas não cumprem. O trabalho de fiscalização existe e o advogado precisa denunciar à Ordem, para que as medidas sejam tomadas”, ressaltou. Os candidatos também responderam perguntas feitas pela platéia. O candidato da Chapa 10 “Avança OAB”  respondeu sobre o valor da anuidade. Paulo esclareceu que o valor é usado na manutenção dos serviços oferecidos a advocacia, como o centro de inclusão digital que oferece estrutura e apoio aos advogado, como sala e equipamentos, com todo apoio da ordem. “Aqui na OAB, você pode atuar plenamente como advogado e contar com políticas diferenciadas no início da carreira”, disse o candidato. No final do terceiro bloco, a AJURN apresentou uma carta de recomendações em que apresentou medidas e sugestões para a jovem advocacia.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui