SELO BLOG FM (4)

Na Itália: Governadores do Nordeste seguem na tentativa de atrair investimentos para a região

NA MANHÃ DESTA QUARTA, O GRUPO ESTEVE NA SEDE DO MINISTÉRIO DE RELAÇÕES EXTERIORES DA ITÁLIA. FOTO: ELISA ELSIE

Após deixarem Paris, o grupo de governadores do Nordeste seguiu para a Itália em busca de novos investimentos para a região. Os políticos integram o chamado Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), criado no início do ano. Neste momento, os governadores estão em um tour pela Europa que incluiu, além da Itália, passagens pela França e pela Alemanha.

Na Itália, os gestores foram recebidos nesta quarta-feira, 20, na sede do Ministério das Relações Exteriores da Itália, em Roma, para tentar atrair investimentos europeus e impulsionar o comércio entre os dois países.

A governadora do RN, Fátima Bezerra, disse que os esforços estão “concentrados em fortalecer as relações de cooperação e atrair investimentos para o nordeste, segunda região mais populosa do Brasil”. “Falamos sobre investimentos italianos que já existem e solicitamos a ampliação da relação econômica”.

A ideia dos governadores é apresentar aos europeus o funcionamento do Consórcio e um mapa de oportunidades de investimentos no nordeste, inclusive com a perspectiva de abertura de parcerias público-privadas (PPP). Ao todo, os projetos somam R$ 30 bilhões.

“O Consórcio do Nordeste é uma experiência institucional muito inovadora e interessante”, considerou a vice-ministra de Relações Exteriores da Itália, Marina Sereni, que se reuniu com a delegação de políticos brasileiros.

Encontro com empresários

Durante a tarde desta quarta, os governadores estiveram reunidos com empresários italianos na Confederação Geral da Indústria Italiana (Confindustria). Segundo a governadora do RN, os empresários queriam “informações mais detalhadas sobre os negócios e também para o esclarecimento de dúvidas”, tuitou.

REUNIÃO DOS GESTORES COM EMPRESÁRIOS DA CONFINDUSTRIA NA TARDE DESTA QUARTA. FOTO: ELISA ELSIE

Segundo informações apresentadas por Fátima através do Twitter, a diretora de Relações Internacionais da Confindustria, Ana Elisa Bison, destacou a importância da união dos estados. “A ideia do consórcio é muito interessante porque consegue fazer, entre outras coisas, compras conjuntas e economizar. Juntos como um único território eles têm mais força para atrair mais investimentos estrangeiros”. A diretora teria revelado ainda, que a Confindustria está planejando uma missão ao Brasil para 2020.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui