
Como forma de sensibilizar a população para a questão das queimadas e incêndios no Rio Grande do Norte, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, em parceria com a Semarh, Defesa Civil, Itep, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Prefeituras, realizou, nesta terça-feira (31), blitzen educativas em sete cidades potiguares.
A atividade faz parte da programação da Semana do Fogo, da Operação Abrace o Meio Ambiente (AMA) e do Plano Estadual de Prevenção Ambiental e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais, o “RN Sem Chamas”. Para as blitzen, o Idema distribuiu kits com cartazes, folders e sacolas de câmbio contendo a mensagem da temática. As ações foram realizadas simultaneamente em Natal, Itajá, Currais Novos, Caicó, Serra Negra do Norte, Mossoró e Pau dos Ferros.
Para o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, “a ideia principal foi atuar numa força-tarefa, simultaneamente, para que a população pudesse receber conteúdo educativo sobre a importância de se preservar a Natureza, as consequências das ações destrutivas em relação ao meio ambiente e como podemos contribuir para o equilíbrio do meio em que vivemos”, disse Leon Aguiar.
Essa semana é alusiva ao combate das queimadas no Rio Grande do Norte. O gestor do Idem reforçou que as atividades estão acontecendo nos municípios potiguares, que, inclusive, estão mais sensíveis a questão da educação ambiental, “pois a efetivação das políticas públicas envolve vários setores da sociedade e que deve ser trabalhada de forma multidisciplinar e com engajamento social”, completou diretor-geral do Idema.
A pedagoga e educadora ambiental do Idema, Laudecy Ferreira, esteve presente no município de Caicó e falou sobre a realização da ação. “Estivemos em Caicó somando esforços junto a Secretaria de Meio Ambiente, a Defesa Civill, ao Comitê Municipal de Educação Ambiental, aos comitês escolares de educação ambiental e a toda população. A nossa Campanha e o lançamento do Plano Estadual de Combate às Queimadas e Incêndios Florestais, na última segunda-feira (30), pela governadora Fátima Bezerra, vem justamente dialogar com a comunidade para entender que com fogo, não temos vegetação, e sem vegetação não temos água. É na soma dessas ações que conseguimos ter um meio ambiente mais equilibrado. Esse tema é importante e urgente, não somente para o Rio Grande do Norte, mas para todo o planeta Terra”, comentou Laudecy.
Em Pau dos Ferros, a bliz foi organizada pela secretaria de Meio Ambiente do município e Defesa Civil de Pau dos Ferros. Foram convidados para a ação, o Idema, a Semarh, a Defesa Civil Estadual, os coordenadores municipais de Encanto, São Francisco do Oeste, Rafael Fernandes, Marcelino Vieira, Paraná e Francisco Dantas, além do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Departamento Municipal de Trânsito de Pau dos Ferros e bombeiros civis.
O técnico da Defesa Civil Estadual, Jorimar Gomes, falou sobre a importância da integração das coordenadorias regionais. “É fundamental que todos estejam integrados com as instituições competentes para que se trabalhe e se execute essas ações de prevenção com o intuito de minimizar os incêndios florestais. Muitos municípios estão sofrendo com essa questão das queimadas devido à seca. Com certeza com essa parceria, a população terá um tempo-resposta muito menor; o acionamento será mais rápido e o combate ao incêndio também. Ficamos muito felizes com a repercussão, com a interação com as pessoas e a receptividade da população”, disse Jorimar.
O representante falou ainda sobre a participação e atuação da Prefeita de Pau dos Ferros, Mariana Almeida. “Na oportunidade, tivemos também a grata participação da prefeita Mariana, a qual deu total apoio e nos relatou sobre a felicidade de Pau dos Ferros sediar essa blitz. A gestora municipal já conversou com os órgãos para fazer essa integração não apenas no município de Pau dos Ferros, mas nas cidades vizinhas”, finalizou.
Outras blitzen serão realizadas nos demais Territórios da Cidadania.

