Um grande público para um grande artista. Assim pode ser resumida a abertura do Carnaval Multicultural de Natal 2018, que foi brindado com o show do cantor e compositor baiano Carlinhos Brown. A multidão que começou a chegar ao cair da noite ao Largo do Atheneu foi recepcionada pela banda Leão de Judá e pelo show do potiguar Sueldo Soaress, que botou todo mundo para dançar com seu caleidoscópio de ritmos e hits, que incluíram “Mosca na sopa”, “Bichos escrotos”, “Quando a maré encher” e “Linda baby”.
Apoiado por uma banda composta por 11 músicos, Carlinhos Brown conquistou os milhares de foliões com sucessos da Timbalada, d’Os Tribalistas e de sua carreira solo. A abertura do show com o clássico “O Guarani”, de Carlos Gomes, deu o tom de brasilidade que o show iria ter. Sucessos não faltaram, como “Já sei namorar”, “Vou pedir pra você voltar”, “Vassourinhas e “Beija flor”.
“Eu pari a Timbalada”, afirmou o cantor durante o show. E a axé music empolgou a multidão que não parou de dançar ao som dos tambores da Bahia. Demonstrando sua religiosidade, Brown pediu para todos segurarem na mão do vizinho e rezar o Pai-Nosso. Antes de encerrar o histórico show, Carlinhos chamou ao palco o deficiente visual Dinho que cantou com ele os sucessos “Beija-flor” e “Cadê Dalila”, que escreveu para Ivete Sangalo. Convidou também a cantora mirim Alane Freitas e o adolescente Gabriel Ciríaco, ambos com passagem pelo The Voice Kids, para cantar junto com ele no final do show.
“Não podemos baixar a cabeça para a crise. No ano passado a Prefeitura fez um investimento de R$ 4,5 milhões com um retorno de R$ 40 milhões. E a expectativa é de crescer cada vez mais. A gente fica mais esperançoso”, disse o prefeito Carlos Eduardo ao chegar ao evento, acompanhado do vice-prefeito, Álvaro Dias, do presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes e secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão, e de diversos secretários municipais.
Durante o show de Carlinhos Brown, Carlos Eduardo entregou a chave da cidade ao Rei Momo Silvano Jeferson e à Rainha Rozeane Albuquerque. “Declaro aberto o carnaval de Natal”, assinalou o chefe do executivo municipal. “Natal está feliz e nós merecemos essa festa que só faz crescer ano a ano e valorizar a cultura brasileira e os artistas da terra”. Antes de se deslocar para o Largo do Atheneu, o prefeito conferiu de perto a saída do bloco A Banda, puxado pelo trio elétrico da banda Detroit, que saiu do Praia Shopping em direção à praça do Gringos, em Ponta Negra.
Para a operadora de telemarketing, Marluce Almeida, a abertura do Carnaval Multicultural não podia ter sido melhor. Fã de Carlinhos Brown, ela elogiou o evento e pediu mais participação do artista no Carnaval de Natal. “Acompanho Carlinhos desde os tempos da Timbalada e fazia muito tempo que ele não vinha a Natal. Estou super feliz”, declarou.
O comerciante Jobson Trindade também elogiou a festa. Disse que teve a oportunidade de ir brincar o carnaval em Recife e Olinda, mas preferiu ficar em Natal, porque sentiu firmeza na programação da Prefeitura: “Avaliei com a minha família e preferimos passar o carnaval em Natal. Agora é só alegria. Vamos brincar todos os dias”.
Confira a programação desta sexta-feira (9) do Carnaval Multicultural de Natal:
Sexta-feira (09/02):
Baile da Marcinha – Show infantil (Praça das Flores).
Palco das Marchinhas
Largo do Atheneu
17h30 – Badu Morais e Ricardo Baya;
19h – 2º Concurso Dosinho de Marchinhas Carnavalescas;
20h – Dodora Cardoso, Diego Brasil e Antoanete;
20h30 – Isaque Galvão – Homenagem a mestre Dosinho;
21h – Jaina Elne – Folia das Marchinhas;
21h40 – Orquestra das Marchinhas – Maestro Papão;
22h30 – Show “Dussek na Folia’’ com Eduardo Dussek e sua CopacaBanda.
Movimento Grandes Carnavais
16h – CONCENTRAÇÃO, no Largo do Atheneu: Jolian e Orquestra Maria Fumaça;
17h30 – Jaina Elne e Orquestras Frevo do Xico Puxando os blocos: Ressaka, Kuxixo, Puxa Saco, Saca Rolha, Bakulejo, Jardim, Psyu e Jardineiros;
19h – Baile no Aeroclube (av. Hermes da Fonseca, Tirol);
19h30 – Show: Banda Detroit;
21h – Sargento Pimenta RJ (Beatles no carnaval);
23h – DJ Luís Couto e Bethoven no Sax.