O que era para ser apenas um grupo de troca de indicações entre mulheres da área de comunicação se tornou a primeira comunidade para debater o mercado da comunicação em Natal do ponto de vista feminino. Essa é a história de como surgiu o Aurora MKT Club, uma comunidade recém-formada que reúne mulheres comunicadoras de diferentes gerações.
No final de fevereiro, Gabriella Aguiar, que é analista de marketing e atua como publicitária há 5 anos, resolveu criar um grupo do WhatsApp com troca de indicações de trabalho somente para mulheres de Natal. Ela recebia muitos trabalhos freelancers e, pela falta de tempo, não tinha como pegar, então decidiu criar o grupo para poder repassar dentro dele.
O que ela não imaginava era a repercussão que isso tomaria. “Começaram a entrar grandes produtoras de eventos, influencers, social medias e várias outras mulheres da área da comunicação. A pauta furou a bolha e começamos a trocar ideia do ponto de vista feminino sobre o mercado da comunicação em Natal”, conta Gabriella.
A partir disso, as participantes do grupo começaram a engajar e divulgar o link do grupo para as amigas, que entraram também e sugeriram a ideia de fazer uma comunidade com direito a um evento presencial que unisse todas e colocasse no centro dele pautas passíveis de debates.
O crescimento do grupo veio de forma natural. Não estava nos planos de Gabriella, que conta que até se assustou com a rápida interação das mulheres que estavam participando. Foi então que ela resolveu aderir à sugestão de organizar o primeiro evento presencial da comunidade, que acontece na próxima sexta-feira 15, na Arena das Dunas. Ela foi atrás de parceiros e conseguiu apoio para realizar o evento, que deve reunir em média 100 mulheres da comunicação natalense.
Em relação às expectativas para o encontro, a profissional quer fortalecer os laços entre as participantes. “Acima de tudo, tenho a expectativa de engajar nossa comunidade e trazer um brilho no olhar dessas mulheres quando a nossa importância no cenário da comunicação natalense. Sinto que estamos cansadas, mas sei que juntas iremos nos fortalecer”, disse.
O grupo que conta com mulheres de diferentes gerações, como formadas em 1980 ou até outras que ainda são estudantes, preza justamente por essa diversidade nos perfis para oferecer uma troca mais enriquecedora entre essas mulheres não somente sobre o mercado de trabalho, mas sobre o lugar que ocupam.
O primeiro evento também servirá para apresentar sobre os ideais da comunidade. “Como esse é o primeiro encontro, pretendo apresentar a Aurora MKT Club como comunidade, seus valores e objetivos, pois acredito que precisa estar bem alinhado. Além disso, iremos ter momentos de interação que fazem link com a questão do olhar feminino na comunicação”, explicou.
Um dos objetivos do encontro é fortalecer o networking e os laços entre os profissionais da comunicação no RN. “Acredito que o networking será a consequência maior de evidenciar através das indicações tantas mulheres incríveis que já compõem essa comunidade. Quando nos priorizamos como mulheres dentro da comunicação, abrimos mais espaços que já deveriam ser nossos faz muito tempo!”, disse Gabriella.
Apesar de ser o primeiro encontro do grupo, os planos para o futuro estão a todo vapor. “Por contar com mulheres mega capacitadas, idealizo que os próximos eventos tenham o formato de Meet Ups, Workshops e oficinas voltadas pro desenvolvimento de todas nós”, finalizou.
Agora RN