SELO BLOG FM (4)

MPRN inaugura brinquedoteca e lança projeto “Lugar de Amor e Respeito”

MPRN INAUGURA BRINQUEDOTECA E LANÇA PROJETO “LUGAR DE AMOR E RESPEITO”

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através do Núcleo de Apoio à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Namvid), inaugurou nesta segunda-feira (15) a sua brinquedoteca, localizada na rua Tororós, em Natal. Na oportunidade, também foi lançado mais um projeto: o Lugar de Amor e Respeito (LAR), que tem como público alvo pessoas em medidas protetivas ou envolvidas em ação penal com contexto de violência familiar ou doméstica.
Além de prestar o atendimento individual na brinquedoteca, pela equipe multidisciplinar do Namvid, a crianças de 05 a 12 anos incompletos, o LAR também terá como foco adolescentes e mães. Com os adolescentes, serão formados grupos reflexivos de meninos e meninas, com idade entre 13 e 17 anos. E com as mulheres, o objetivo é fortalecer a autonomia e o empoderamento.
A 68ª promotora de Justiça da Comarca de Natal e coordenadora do Namvid, Érica Verícia Canuto de Oliveira Veras, disse que o LAR e a brinquedoteca são a concretização de um ciclo. “Já temos um trabalho que vem sendo feito com os homens num grupo reflexivo para quebrar essa sequência de violência. Agora, vamos atuar também junto a mulheres e a seus filhos que vivenciam essa violência para que não reproduzam mais essa violência ou o papel de vítima e saibam como reagir”, declarou.
Procurador-Geral de Justiça, Rinaldo Reis Lima destacou que, no Brasil, o Ministério Público tem se preocupado em atuar com essa temática de violência familiar e que o MPRN é referência nessa área, buscando um combate efetivo a este problema que atinge a sociedade. “Um exemplo desse serviço é o fato de o Grupo Reflexivo de Homens estar figurando entre os três melhores projetos na categoria redução dos índices de criminalidade do Conselho Nacional do Ministério Público”,  enfatizou.
Inicialmente, o LAR vai funcionar como um projeto piloto, recebendo crianças, adolescentes e mulheres encaminhados por duas promotorias de Natal, a 68ª e a 72ª, com tutela em violência doméstica e familiar contra a mulher e na defesa dos direitos da mulher. “Esperamos que seja só o início e que esse trabalho possa alcançar todo o Estado”, declarou Érica Canuto.
A equipe técnica e multidisciplinar do Namvid é composta pela psicóloga Jackeline Leite da Costa, que apresentou o projeto, pela assistente social Maria Ildérica de Castro Souza e pela estagiária de Psicologia Tatiane Holder.
Além de membros e servidores do MPRN, crianças e adolescentes integrantes da rede potiguar de proteção também participaram da inauguração da brinquedoca e do lançamento do projeto.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui