Enquanto as mulheres do grupo Passo Saúde faziam as suas alegres coreografias na tenda montada em frente à Praça 7 de Setembro, as equipes de saúde já realizavam os primeiros atendimentos do dia inseridos no projeto Movimente-se. A iniciativa da Assembleia Legislativa com foco na melhoria da qualidade de vida, prevenção e saúde dos servidores deu um passo maior e mais importante a partir de agora: está aberto a toda a população.
O programa foi expandido e o primeiro dia nesse novo formato aconteceu nesta sexta-feira (7), das 8h às 13h, ao longo da praça, com a presença dos profissionais que fazem parte da Divisão de Saúde, que por sua vez integra a Diretoria de Políticas Complementares da ALRN.
Para o técnico Ítalo Pessoa, 34 anos, que procurou o projeto motivado pela necessidade de verificar como estava a sua saúde em relação à glicose, a iniciativa foi muito bem-vinda. “Eu soube hoje pela manhã, assistindo a TV e como eu precisava vir à cidade, aproveitei para checar minha glicose, pois na minha família temos histórico de diabetes”, contou ele.
Quem também aplaudiu a iniciativa do Legislativo do RN foi o carioca radicado no RN Manoel Fernandes da Silva Félix. Ele contou que depende dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e ficou feliz quando soube da oferta dos serviços. “Eu ia passando casualmente e vi a movimentação. Achei a ideia excelente porque muitas vezes não temos acesso aos serviços e fazia meses que eu não verificava a minha pressão arterial e a glicose”, contou.
“Expandimos o atendimento pensando não somente na qualidade de vida dos servidores, mas de toda a sociedade de forma geral. A Divisão de Saúde estudou a melhor maneira de ampliar os serviços e levá-los a quem mais necessita, que é a própria comunidade”, afirmou o chefe da Divisão de Saúde, Luís Abrantes.
De acordo com a médica Almira Dantas, que realizou o atendimento clínico, o objetivo da maioria das primeiras pessoas atendidas logo que foram abertos os serviços era fazer um check-up. Na tenda logo ao lado, também foram disponibilizadas doses de dois tipos de vacina: influenza e bivalente.
Um pouco mais adiante, na tenda ao lado, os participantes recebiam preservativos e frascos com a solução hipoclorito de sódio, recomendado pelo Ministério da Saúde (MS) para higienização e desinfecção de alimentos. Toda a equipe de saúde foi envolvida na atividade para a oferta dos seguintes serviços: atendimento médico, aferição de pressão e glicemia, escovação, aplicação de flúor, além de cuidados corporais com fisioterapia e educação física.
Para aqueles que não sentiram necessidade de fazer um check-up também foram disponibilizadas palestras com os temas: Saúde Mental, Uso racional de medicamentos, Alimentação Saudável e sobre cuidados com a voz. Em paralelo, também marcou presença o Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar, através do Memorial Itinerante com roteiro histórico e cultural, além do segmento Educação, com jogos e rodas de conversa.