A liberação do PDT para que o presidente da Câmara Municipal Paulinho Freire pudesse deixar o partido sem maiores problemas pavimentou o caminho do vereador rumo ao União Brasil, fruto da fusão PSL e DEM e comandado no Rio Grande do Norte pelo ex-senador José Agripino Maia.
A ideia de Paulinho e Agripino é conquistar uma vaga na Câmara dos Deputados, vaga esta que seria ocupada pelo presidente da Câmara, a partir de uma nominata bem construída pelos dois.
As movimentações recentes no tabuleiro político, porém, fizeram acender a luz amarela no partido. É que um dos nomes certos nessa nominata era o do ex-deputado federal Antônio Jácome, que já comunicou aos mais próximos que será candidato pelo PSD, cujo comando no RN acaba de ser entregue ao seu filho, o deputado estadual Jacó Jácome.
Outro nome que também era dado como certo na nominata de Paulinho e Agripino era o do apresentador Léo Souza, que teve boa votação para vereador em Natal no ano de 2020. Léo dialogou com vários partidos nas últimas semanas e, segundo afirmou a entusiastas da sua candidatura a federal, encontrou condições melhores em outras legendas.
As duas baixas podem atrapalhar os planos do União Brasil ou pelo menos vão exigir novas costuras na busca por outros nomes.