
O Hospital São Luiz, localizado em Mossoró, passa a funcionar, nesta terça-feira (28), como hospital de campanha exclusivo para casos da Covid-19. O anúncio da abertura, programada para as 19h, foi feito pela prefeitura Rosalba Ciarlini.
“A partir das 19h de hoje os leitos hospitalares vão começar a funcionar para indivíduos que estão com o novo coronavírus. Serão 100 leitos assegurados no São Luiz, sendo 35 de UTI e 65 de enfermaria. Também estamos providenciando, através do Ministério da Saúde, o credenciamento de todos os leitos, que pode representar até mais de R$ 4 milhões em produção, para que todos possam ter uma boa assistência e a gente possa salvar vidas”, afirmou a prefeita de Mossoró.
A Prefeitura ainda vai disponibilizar até 10 clínicos gerais e um infectologista para trabalharem diretamente no enfrentamento da Covid-19 no Hospital São Luiz. A iniciativa do Município integra uma série de ações voltada ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus na cidade.
Como explicou a Prefeitura, a abertura do Hospital São Luiz exclusivo à Covid-19 não inviabiliza a Unidade de Campanha do Município na UPA do Belo Horizonte. Ao contrário, ambos se complementam, pois a unidade de campanha do Belo Horizonte tratará de casos que estão em estágio menos grave.
O São Luiz vai começar a funcionar graças a uma parceria entre Prefeitura de Mossoró, Governo do Estado, Ministério Público, Ministério do Trabalho, Justiça Federal e APAMIM. O hospital foi arrendado por um período de quatro meses (R$ 260 mil mensais) para disponibilizar 100 leitos hospitalares, sendo 35 de UTI e 65 de retaguarda clínico. A abertura dos leitos vai acontecer de forma gradual.
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, Mossoró contabiliza, nesta terça-feira (28), um total de 117 casos confirmados da Covid-19, 12 óbitos provocados pela doença e 294 casos suspeitos. Além disso, até o momento, 174 casos já foram descartados.
