SELO BLOG FM (4)

Mossoró contará com oficinas gratuitas de música e audiovisual oferecidas pelo Sesc RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

Em maio, o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN) levará para Mossoró/RN mais uma edição do projeto Laboratório Criativo, que oferecerá oficinas gratuitas voltadas para o audiovisual e música, com o produtor Zico Góes e o violonista Alessandro Penezzi.

O Laboratório Criativo é uma ação do Sesc destinada a jovens produtores culturais, artistas, músicos, gestores de eventos, profissionais de teatros e casas de cultura, profissionais de cerimonial, profissionais do entretenimento, hotelaria e comunicação, comerciários e demais interessados. A prioridade é no preenchimento das vagas para pessoas de 16 a 29 anos, mas o evento também é aberto para pessoas de fora desse perfil.

O projeto é novo no Sesc RN e, por enquanto, só existe na unidade de Mossoró. O Laboratório tem como objetivo a promoção de ciclos formativos para agentes da economia criativa, ofertando cursos e oficinas para formação e qualificação da gestão de projetos culturais e artísticos em todas as linguagens.

A primeira atividade acontece nos dias 16 e 17 de maio. É a oficina “Explorando o universo audiovisual: da criação à realização – um olhar sobre os caminhos e desafios do mercado”, com o produtor criativo Zico Góes. A ação acontece no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), a partir das 08h. As inscrições serão feitas no local.

A oficina será dividida em dois módulos. No primeiro, o facilitador Zico Góes mergulhará nos fundamentos do audiovisual, desde suas origens até o panorama atual, abordando modelos de produção, estratégias de programação, públicos-alvo e as revoluções tecnológicas que moldam o cenário atual, como a inteligência artificial. No segundo, há a concentração na essência da criação audiovisual, explorando o processo que vai desde a concepção à realização, enfoque em escolhas criativas, tipos de programas, papel dos profissionais envolvidos e a arte de pensar um projeto, desde sua concepção até sua apresentação aos players do mercado.

Zico Góes é um profissional renomado que atua hoje como produtor criativo da Kromaki Filmes e produtor de podcasts e videocasts na Opala Comunicação. Ele também já passou por empresas como MTV Brasil, GNT/Globosat, Disney/Star+, FOX, entre outros, atuando como gerente de programação, diretor de desenvolvimento e até vice-presidente de conteúdo.

Já nos dias 28 e 29 de maio, é a vez da oficina de prática de conjunto em choro, facilitada pelo violonista e compositor Alessandro Penezzi. A ação vai acontecer no horário das 14h às 16h, no auditório da Faculdade de Música da UERN. As inscrições podem ser feitas online (link disponível no fim da página), antes ou na hora do evento.

A oficina tem por objetivo uma imersão no chorinho por meio de uma oficina de prática de conjunto em choro, gênero tradicional e conhecido por sua complexidade e expressividade. Em dois dias de atividade, Alessandro Penezzi pretende usar uma metodologia coletiva, na qual serão apresentadas técnicas de ensaio, instrumentação, arranjos e outros aspectos que envolvem a prática de conjunto. A ação é direcionada para músicos profissionais e demais interessados no gênero.

O facilitador da oficina é o violonista e multi-instrumentista Alessandro Penezzi. Ele toca violão de 7 cordas, violão tenor, cavaquinho, bandolim e flauta. Já atuou com as orquestras Jazz Sinfônica de São Paulo e a Filarmônica de São Bernardo do Campo. No exterior, fez turnê por 17 países, passando por América do Norte e do Sul, além de Europa e África. Penezzi é formado em Música Popular pela Unicamp com especialização em Processos Criativos pela Faculdade Souza Lima, e vem ministrando cursos, oficinas e seminários em diversos festivais de música no Brasil e no exterior.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui