Faleceu na manhã desta quarta-feira (26), no Hospital do Coração de Natal, o jornalista e escritor João Batista Machado. Natural de Assu, ele travava uma luta contra um câncer de intestino e contraiu Covid-19. Ele era casado com a jornalista Salesia Dantas.
Machadinho passou pelas redações dos jornais Tribuna do Norte, onde começou a carreira, Diário de Natal, onde atuou como repórter de política. Além de repórter, também exerceu a função de assessor de imprensa por décadas, junto ao mandato de quatro governadores do Estado: Tarcisio Maia, José Agripino, por dois mandatos, Radir Pereira e Vivaldo Costa, e do prefeito José Agripino na Prefeitura de Natal. Além disso serviu como assessor de imprensa da Federação do Comercio do Rio Grande do Norte, SESC/SENAC e Tribunal de Contas do Estado.
Ele também foi correspondente de O Globo no Rio Grande do Norte, por cinco anos, e colaborou com outros veículos como RN Econômico de Cadernos do Rio Grande do Norte e ainda atuou como redator publicitário na agência Dumbo.
João Machado também foi escritor e membro da Academia norte-rio-grandense de Letras, onde ocupou a cadeira 32 que tinha o ministro Francisco Fausto como patrono, e que já foi ocupada pelos imortais Técio Rosado e João Batista Cascudo Rodrigues. Ele ainda foi membro do Instituto Histórico e Geográfico do Estado.
NOTA DE PESAR
Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento do jornalista João Batista Machado, o Machadinho, como era conhecido por toda a classe política do Rio Grande do Norte. Exerceu a profissão por décadas nos principais jornais do Estado e foi assessor de imprensa do governo do Estado, da Prefeitura do Natal e de outros órgãos de classe, sendo um dos mais respeitados profissionais de imprensa por todos os que com ele conviveram, independente de partido ou opção política. Além disso, perde a história do Rio Grande do Norte um dos seus mais experientes pesquisadores, o que lhe proporcionou o ingresso na Academia Norteriograndense de Letras. A Salésia, filhos, todos os familiares, colegas e amigos os meus mais sinceros sentimentos de pesar
Álvaro Dias
Prefeito de Natal
1 Comentário
Machadinho bai fazer muita falta ao nosso jornalismo. Profissional competente, sério e muto preparado