A Igreja Católica decidiu a data de início da retomada das missas presenciais em Natal e Mossoró: 15 de agosto. Contudo, em decreto publicado na segunda-feira (27), diversas normas para retomada foram definidas e também foi liberado que as dioceses decidam sobre os melhores momentos para o reinício das missas presenciais em cada uma delas.
O arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; o bispo da Diocese de Mossoró, Dom Mariano Manzana, e o bispo da Diocese de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz, publicaram o decreto sobre a reabertura dos templos da Igreja Católica no Rio Grande do Norte. Junto ao decreto, os bispos da Província Eclesiástica de Natal também publicaram um conjunto de orientações para os padres e fiéis acerca da volta às celebrações presenciais.
De acordo com o documento, cada uma das dioceses do Estado é autônoma para definir as datas da reabertura. Nas arquidioceses de Natal e Mossoró, o calendário aponta para a abertura das igrejas para oração pessoal no dia 10 de agosto, enquanto o reinício das celebrações das Missas nas Igrejas Matrizes, igrejas dos municípios que não são sede de Paróquias e capelas de Institutos Religiosos ocorrerá no dia 15 de agosto. Já o início das atividades celebrativas nas capelas que compõem a Paróquia está marcado para 19 de setembro, sempre com número reduzido de fiéis.
Na Diocese de Caicó, no dia 16 de agosto estará permitida a abertura das igrejas somente para oração pessoal, enquanto o 31 de agosto ocorrerá o reinício das celebrações das Missas em todas os espaços próprios.
Com informações da Tribuna do Norte