
O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, visitou neste sábado (5) a Estação Boa Esperança da Linha Branca da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) na Grande Natal, no Rio Grande do Norte. A infraestrutura, localizada na cidade de Parnamirim, será inaugurada nesta terça-feira (8). Ao todo, o Governo Federal vai investir R$ 73,1 milhões na malha férrea da região metropolitana.
Marinho destacou o impacto positivo da nova linha para os usuários do sistema de transporte público, além da possibilidade de estimular a economia em torno da linha férrea.
“A vantagem do trem em relação a outros meios de transporte público é que ele tem regularidade, o horário é cumprido integralmente. Você tem segurança, conforto e, sobretudo, uma economia de tempo que se reflete na melhoria da sua qualidade de vida. Isso vai significar um vetor de desenvolvimento e de integração para a Região Metropolitana de Natal”, afirmou o titular do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
A Estação Boa Esperança é a primeira da Linha Branca. O trecho I dessa linha vai atender o perímetro urbano de Parnamirim, com 3,4 quilômetros de via férrea. O investimento nesse trecho é de R$ 17,2 milhões. Ao todo, a construção dessa etapa está 75% concluída.
Rogério Marinho também fez uma visita para acompanhar o andamento das obras da Estação Cajupiranga — ponto final da Linha Branca em Parnamirim. Ele fez o deslocamento até o local pelos trilhos da Linha Branca a partir da Estação Boa Esperança.
As obras da Linha Branca, que vai contar com três trechos ao todo, foram iniciadas em fevereiro de 2021 e beneficiarão 7 mil passageiros. Serão construídos 23,4 quilômetros de vias, com quatro novas estações a partir de Parnamirim, passando por São José de Mipibu e chegando até Nísia Floresta. O investimento federal é de R$ 58,3 milhões.
O vendedor Moisés Pinheiro, de 47 anos, é morador de Parnamirim e afirmou que a ampliação da linha férrea da CBTU na Grande Natal vai beneficiar a população e vai representar uma economia para os usuários do transporte público.
“É uma ótima obra para nós de Parnamirim, que dependemos de ônibus e tem a passagem muito cara. Para nós, que vivemos aqui e trabalhamos na capital, vai ajudar muito, principalmente pelo valor da passagem”, disse.
A construção dos trechos II e III deverá ser concluída até o fim deste ano. As duas etapas contam com R$ 41 milhões em investimentos federais e estão com 25% de execução.
“Esta é uma obra muito importante para a cidade e um marco para a mobilidade de Parnamirim”, comentou o prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira.
A CBTU no Rio Grande do Norte transporta, em média, 11,6 mil pessoas por dia. O sistema conta com 56,6 quilômetros de linhas férreas e 23 estações.
Linha Roxa
A construção da Linha Roxa da CBTU na Grande Natal teve a pedra fundamental lançada em setembro de 2021. Com aporte de R$ 14,8 milhões do Governo Federal, o empreendimento contempla a instalação de 4,1 quilômetros de trilhos e a construção de três estações: BR-101 Norte, Guararapes e Vicunha. A previsão é que 2 mil pessoas sejam atendidas diariamente pelo ramal. As obras estão 40% concluídas.
Com a construção das Linhas Branca e Roxa, a malha ferroviária da Grande Natal se tornará a mais extensa do Nordeste e a terceira maior do País — atrás apenas das Regiões Metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Nova estação em Natal
Também neste sábado, foi assinado um termo de compromisso entre o MDR, a CBTU e um shopping de Natal para a implantação de uma nova estação da CBTU na capital do Rio Grande do Norte. A futura Estação Potengi será custeada pelo centro comercial e integrará a Linha Norte da Companhia Brasileira de Trens Urbanos.
Neste sábado, estamos vistoriando as obras de expansão da linha da CBTU no Rio Grande do Norte. Depois de mais de 30 anos sem investimentos, o gov @jairbolsonaro está ampliando as linhas do VLT na região metropolitana de Natal. São mais de R$ 73 milhões em investimentos. Segue ? pic.twitter.com/hp2hQLGjRH
— Rogério Marinho (@rogeriosmarinho) February 5, 2022

