O ministro Fábio Faria se reúne com uma comitiva de prefeitos, parlamentares estaduais e federais eleitos pelo Rio Grande do Norte para apresentar as políticas públicas em telecomunicações e radiodifusão. O evento ocorre às 8h30, em Natal.
O programa Wi-Fi Brasil, que leva internet a quem mais precisa, em locais de difícil acesso, zonas rurais e áreas distantes de centros urbanos, já beneficiou cem municípios no Rio Grande do Norte, com um total de 292 pontos de conexão gratuita, de alta velocidade e ilimitada. Destes, 233 estão em escolas públicas.
A pequena Ipanguaçu, distante 218 quilômetros da capital, foi a primeira cidade brasileira a receber uma antena e roteador do projeto Wi-Fi na Praça. A ligação beneficiou a comunidade agrícola de Angélica, com uma conexão de 20 megas e cobertura com um raio de 200 metros, o suficiente para o sinal abarcar toda a praça e residências ao redor.
Até o momento, o Wi-Fi Brasil já instalou mais de 12.820 antenas pelo país, levando internet de qualidade, com conexão estável, segura e de alta velocidade para 2.889 municípios, em mais de 9.6 mil escolas, além de postos de saúde, unidades de segurança pública, telecentros, aldeias indígenas, assentamentos rurais, entre outros.
A conexão é oferecida pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), um equipamento brasileiro de altíssima tecnologia, distante 36 mil quilômetros do nosso planeta, que abrange todo o território nacional. O equipamento instalado no canteiro recebe o sinal via antena.
Wi-Fi Brasil – É um programa do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações e conta com a parceria da Telebras. O objetivo é levar conectividade em alta velocidade a todas as localidades do país, onde não há nenhuma ou pouca conexão, permitindo cumprir os objetivos nacionais da política pública de telecomunicações.